Geração de pranchas no QiBuilder

Escrito em 11/07/2013, por Caroline Corrêa de Souza / 6 Comentários | Categoria: Plataforma QiBuilder | Tags:

O programa QiBuilder permite efetuar a geração de pranchas e ainda possui o próprio gerenciador de arquivos, em que não é mais necessário exportar as pranchas após estas terem sido geradas. Este recurso agiliza a definição das propriedades das pranchas, facilita na inclusão de margens personalizadas nas pranchas e a criação de revisões, tudo em um único programa.

A Geração de pranchas no programa QiBuilder é efetuada após a definição de uma margem na janela Gerenciador de arquivos. Uma vez selecionada a margem e definida a sua área útil é possível gerar as pranchas através do comando “Geração de pranchas”, localizado na janela da Edificação.

Acessando o comando

Uma vez acessado o comando o programa apresentará a caixa de diálogo para seleção dos detalhamentos a serem gerados. Nesta janela é possível encontrar os seguintes comandos que facilitarão a seleção dos detalhamentos que deverão ser apresentados nas folhas, agilizando a sua seleção:

  • Ocultar detalhamentos gerados: ocultará os detalhamentos já gerados, não os apresentando todos novamente.
  • Ocultar referências externas: quando esta opção é habilitada, as referencias externas dos detalhamentos serão ocultadas, evitando a geração de detalhamentos idênticos.
  • Ocultar detalhes iguais: Ocultará os detalhamentos com o mesmo nome, apresentando para seleção apenas um detalhamento.
  • Ocultar unidades em planta: não serão apresentados os detalhamentos das unidades de tratamento que já houverem sido lançados em planta.
  • Ordenação: é possível ordenar as pranchas por nome ou por tamanho.

Geração de pranchas

Tais recursos facilitam no momento de seleção dos detalhamentos a serem gerados nas pranchas, evitando que o próprio projetista dispense tempo para seleção de alguns detalhamentos.

Após geradas as pranchas, é possível move-las entre as folhas utilizando os atalhos “Ctrl + X” para recortar o detalhamento,  “Ctrl + C” para copiar o detalhamento e “Ctrl + V” para colar o detalhamento.

Com a finalidade de apresentar as folhas geradas, após geradas as pranchas, as folhas deverão ficar organizadas na janela Gerenciador de arquivos. Nas folhas geradas, será possível gerenciar as propriedades para o projeto e desenhos (cliente, data etc), incluir margens personalizadas, com preenchimento automático dos selos, é efetuada a numeração automática das folhas e ainda é efetuado o controle de revisões, e demais recursos que irão agilizar a organização das folhas geradas.

Gerenciador de arquivos


  1. PEDRO says:

    Como criar uma nova margem ou mesmo editar uma do modelo para personalização da mesma?

    • Moderador says:

      Olá Pedro,

      Para criar uma nova margem você pode utilizar uma do modelo como referência e altera-lá da maneira que desejar. Após isso, deve acesse o menu principal e salvar – Salvar como do modelo.

  2. FAULER says:

    O programa QiBuilder não aceita redimensionamento da área abrangente de detalhes, cortes e isométricos, apenas movimentação, então para alterar a área é necessário exclusão do detalhe e criação do novo. Com isto perde-se o detalhe na prancha gerada e o programa não aceita atualização da mesma. A solução aparentemente simples seria criar novamente apenas esta prancha, mas ao tentar criar somente esta prancha o programa apaga todas outras, impiedosamente, fazendo o projetista perder todo o trabalho já executado, o que ao meu ver não deveria ocorrer. Se eu estou apenas gerando uma prancha de alguns detalhes, porque apagar todas outras? Sempre que precisar de uma alteração deverei perder tudo já feito?
    Minha sugestão:
    – Aceitar redimensionamento de área de abrangência de detalhes, cortes e isométricos;
    – deixar criar uma nova prancha sem apagar as demais.

    • Moderador says:

      Olá Fauler.

      O QiBuilder possui um comando justamente pensado para situações como estas descritas por você. O comando “Inserir do projeto” localizado na Guia Elementos pode ser utilizado para inserir na prancha desejada um novo detalhamento criado, sem que haja a necessidade de gerar novamente a prancha ou todas as prancha.
      Caso possua dúvidas de como utilizar este comando, favor entrar em contato com o Suporte Técnico da AltoQi através do email suporte@altoqi.com.br.

  3. PEDRO SCHABIB says:

    Olá
    Ao acessar a janela “gerar pranchas”, em “margens: Procurar…” e selecionar uma prancha dos arquivos de modelo do QiBuider aparece a seguinte mensagem para mim: “Esta margem não possui área útil definida”
    O que devo fazer?

    • Bruna Mariá Morosini Bogoni says:

      Prezado Pedro Schabib,

      Antes de gerar as pranchas é necessário definir a área útil de sua folha. Para isso, deve-se acessar na Guia Elementos, Grupo Detalhamentos, o comando “Definir área útil”.
      Caso sua dúvida persista, aconselhamos entrar em contato com nosso departamento de suporte através do email suporte@altoqi.com.br

      Atenciosamente,
      Equipe AltoQi

Os comentários estão fechados.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×