Recurso de referências externas

Escrito em 22/04/2013, por Moderador Blog QiBuilder / 15 Comentários | Categoria: Plataforma QiBuilder | Tags:

O QiBuilder possui um grande diferencial em relação a manipulação dos croquis que são as referências externas.

A referência externa tem como finalidade associar desenhos ao croqui através da importação de arquivos, ou associação de desenhos gerados com outras redes do mesmo ou de outros pavimentos facilitando assim, a troca de arquitetura de arquitetura e as interferências dos projetos correlacionados.

Também pode se verificar quais as referências estão associadas a um determinado croqui. Dando assim uma melhor visibilidade aos projetos, tratando assim as interferências entre os mesmos.

Existem duas opções de referências externas: “Referências dê” e “Referências Externas”. Este comando é acessado na janela edificação, no projeto ou no croqui.

A opção “Referências dê” permite que o croqui ou desenho selecionado na árvore da janela Edificação seja utilizado como referência externa para um ou mais croquis.

Podemos representar um exemplo com a opção “Referências dê” em uma edificação onde tenha 4  pavimentos do Tipo, e queira-se utilizar o desenho do pavimento Tipo 1 para referenciar os demais pavimentos com seus respectivos projetos, como mostra a figura abaixo.

Referências dê

Janelas Referências dê

Uma vez selecionadas as opções ao abrir um dos croquis que selecionado o desenho do tipo poderá ser visualizado.

A opção “Referências externas” permite adicionar ou remover uma ou mais referências externas ao croqui selecionado na edificação

Este comando é importante em duas operações bastante usadas: nas interferências de projeto e na compatibilização das arquiteturas.

Janela de referências externas


Comentários

15 Comentários para Recurso de referências externas

  1. Ivan says:

    Boa tarde,

    Embora não seja o tópico deste post gostaria de fazer três sugestões em relação ao editor de armaduras (que é a versão que estou experimentando) que, a meu ver, facilitariam o uso:

    a) que a opção de “representar a curvatura das barras” fosse um item dos menus, mais especificamente de “Elementos”. Atualmente está no meio de configurações, achei meio “escondido” e, dependendo do caso, difícil de aplicar. Poderia continuar como uma opção geral das configurações, mas com um ícone específico para adotar a curvatura nos menus.

    b) embora já feita anteriormente no blog Next e também por contato direto com a AltoQi, além de indicar a curvatura, também indicar o raio e o comprimento do arco, de forma que a soma dos trechos de armadura coincidam com o comprimento total. Talvez tivesse que ser feito pelo eixo.

    c) quando se está editando um elemento, aparece a opção “Concluir edição” no menu “Elementos”. Para facilitar, esta opção poderia ficar disponível em todos os menus: “Desenho”, “Elementos” e “Armadura”, já que quando estamos editando usamos os três.

    Até o momento, por não haver integração entre o QiBuilder e o Eberick, a impressão que dá é de que é o QiCad com novo visual.

    Há previsão para integração com o Eberick e/ou previsão de início da Alvenaria Estrutural? Acho que só com isto será possível, para quem utiliza o QiCad somente com estruturas, se ver alguma diferença real em relação ao QiBuilder, no que este promete em inovação.

    Abraços.

    • Cristiano says:

      Ivan, enquanto não estiver integração com o Eberick, não tenho como testar, pois esse é a grande vantagem do sistema, usando a montagem das pranchas, numeração, etc…Faço coro para que esse recurso seja disponível o mais breve possível, assim como a política de comercialização aos usuários que compraram o Qicad.

      • Moderador says:

        Bom dia Cristiano,
        O projeto associado do Eberick com QiEditor de Armaduras é uma ferramenta que facilita o trabalho de integração entre os programas. Atualmente é possível utilizar o QiEditor para ler arquivos do Eberick normalmente, porém para a utilização do projeto associado ainda estamos trabalhando. Esta funcionalidade deve estar disponível nas próximas revisões do QiEditor de Armaduras e do Eberick.

    • Moderador says:

      Bom dia Ivan,
      Em relação “representar a curvatura das barras”, isto ficou em uma configuração (a idéia é que, em geral, sempre se optará por utiliza-lá ou não durante todo o trabalho, não precisando alterar com frequência). Também considerando que agora é conhecida a configuração, vamos acompanhar para ver se isto atende. As demais solicitações relacionadas a representar a curvatura, foi possível registrar as espectativas após as discussões no blog Next. Isto iremos avaliar no decorrer do projeto.

      Em relação ao concluir edição, situação entendida. Anotamos para buscar melhoria.

      Quanto ao Alvenaria, o QiBuilder terá o Alvenaria, com previsão para o segundo semestre deste ano (versão de detalhamento que deve estar disponível para experintar) e também já estamos trabalhando na integração deste com o Eberick (porém com previsão de liberação mais para frente um pouco, mais provável para o próximo ano).

      • Ivan says:

        Bom dia, Moderador.

        Concordo que a opção por representar a curvatura será geral, só achei um pouco difícil de encontrá-la no meio das configurações.

        Uma outra questão que observei foi que, durante a edição de uma única viga (de toda uma prancha) fui em configurações e selecionei para “representar a curvatura”, o que ocorreu nesta viga. Concluí a edição e voltei à prancha, mas a representação da curvatura não tinha sido aplicada às outras vigas, por isso me veio a ideia de que um botão/ícone facilitaria, daria acesso mais rápido.

        Verifiquem esta situação que ocorreu comigo, por favor.

        Quanto à previsão de prazos de integração do Eberick e da Alvenaria Estrutural, agradeço pelo retorno. É um aspecto importante que haja a integração para podermos realmente avaliar o produto e tomar alguma decisão.

        Abraços.

  2. Fernando says:

    Na minha falta de domínio total do programa, vi que o “Referência de…” é usado só para desenhos. Sugiro colocar no menu: “Referência de croqui”, “Referência de desenho” ou “Referência de planta”. Acho que fica mais intuitívo.

  3. RAFAEL says:

    Moderador o programa está muito instável, trava a toda hora. Alguém mais está tendo estes problemas ?

  4. Tarcyo says:

    Estou começando a aprender a utilizar esta ferramenta, e de pronto afirmo que a ideia do comando “referência de” foi algo genial, no entanto gostaria de tirar uma duvida em relaçao ao lançamento das colunas. No vídeo a interlocutora posta a altura de 2,80m para a altura da coluna, mas no meu caso, na pré-configuraçao dos pavimentos eu pus como 3,06m, a pergunta seria: porque devo digitar a altura da coluna novamente se ja foi pre-estabelecida anteriormente, e ainda, existe alguma maneira da coluna ser lançada utilizando o que pre-estabelemos (do mesmo jeito que o eberick faz)?

    • Moderador says:

      Olá Tarcyo,

      Estas duas informações são distintas. A altura do pavimento não esta correlacionada com a altura da coluna, por isso a necessidade de alterar o valor da coluna.
      Se vincularmos estas duas configurações poderemos ter algum ganho, no entanto teremos algumas perdas, principalmente em pavimentos tipo reservatório, para este caso a altura do pavimento é diferente da altura da coluna, quase sempre.
      Iremos estudar sua sugestão e avalia-lá.

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×