Alvenaria estrutural: Verificação da continuidade vertical das paredes

Escrito em 29/07/2014, por Juliano Demarche / 2 Comentários | Categoria: QiAlvenaria | Tags:

Alvenaria estrutural é um processo construtivo em que as paredes são utilizadas, simultaneamente, como elementos de vedação e como elementos resistentes. Esse tipo de estrutura tem como premissa que paredes se apoiam em paredes distribuindo as cargas atuantes, sejam elas verticais ou horizontais, ao longo da edificação.

O QiAlvenaria é voltado ao detalhamento de alvenaria estrutural, e mesmo que não se esteja efetuando o dimensionamento nesse momento, é interessante que se efetue o detalhamento respeitando as premissas desse tipo de sistema construtivo.

Utilizando a arquitetura como referência para o lançamento das paredes do projeto, podemos definir um ponto na arquitetura, que seja comum em todos os pavimentos como ponto de origem, garantindo que as paredes possuam um alinhamento entre os pavimentos. Além de garantir o alinhamento entre as paredes, devemos também verificar se as paredes do pavimento se apoiam em algum elemento do pavimento abaixo, preferencialmente em outras paredes estruturais (é possível também apoiar as paredes em vigas).

Após o lançamento das paredes, podemos verificar a continuidade vertical, de forma a avaliarmos se as paredes do pavimento superior estejam apoiadas em elementos estruturais no pavimento inferior. A continuidade vertical é verificada ao se clicar no comando Processar, onde o programa faz uma verificação do alinhamento vertical das paredes, verificando se estas possuem uma parede estrutural no pavimento imediatamente abaixo de apoio.

É considerado como apoiada em paredes estruturais no pavimento inferior quando, no pavimento considerado os nós inicial, final e a posição central do trecho possuam paredes estruturais (posição teto) no pavimento inferior nas mesmas coordenadas. Ao processar o projeto Alvenaria, caso esse encontre alguma parede desalinhada, uma indicação (triângulo amarelo) aparecerá no centro da parede que se encontra com problema.

Para um melhor entendimento do funcionamento da verificação da continuidade vertical, segue alguns exemplos básicos de situações que irão ser indicadas como paredes desalinhadas ou não:

Exemplo 01: No primeiro exemplo todas as paredes do pavimento superior estão apoiadas sobre paredes estruturais no pavimento inferior, assim o programa não emite aviso.

Figura 01 – Situação onde todas as paredes do pavimento superior possuem apoios no pavimento inferior

Exemplo 02: No exemplo dois uma das paredes do pavimento inferior foi removida, fazendo com que uma das paredes do pavimento superior não possua um apoio no pavimento inferior. Assim o programa está apresentando um aviso para que se verifique a continuidade vertical.

Figura 02 – Situação onde uma parede do pavimento superior não apresenta apoio no pavimento inferior

Exemplo 03: No terceiro exemplo uma das paredes do pavimento inferior é uma parede de vedação. Paredes de vedação não podem servir de apoio a paredes estruturais do pavimento superior, dessa forma o programa está emitindo um aviso para que se verifique a continuidade vertical da parede PAR04.

Figura 03 – Parede do pavimento superior encontra-se sobre uma parede de vedação no pavimento inferior.

Exemplo 04: Agora nessa situação todas as paredes do pavimento inferior são paredes estruturais, contudo a parede PAR04 é uma parede baixa, de forma que não poderia servir de apoio a parede do pavimento superior. Por esse motivo é emitido um aviso.

Figura 04 – Paredes baixas no pavimento inferior não são consideradas como apoio de paredes do pavimento superior

Embora o QiAlvenaria seja um programa para detalhamento das paredes de alvenaria estrutural, como apresentado nos exemplos acima é possível identificar de maneira simplificada possíveis situações inadequadas, como a falta de continuidade vertical dos painéis de parede, proporcionando ao projetista um controle e segurança maior em seu projeto, de forma que ele possa buscar uma solução que garanta um adequado funcionamento da estrutura.


Comentários

2 Comentários para Alvenaria estrutural: Verificação da continuidade vertical das paredes

  1. CELSO says:

    E a situação de alvenaria estrutural sobre laje, muito comum do último pavimento, como fica ?

    • Moderador Blog QiBuilder says:

      Bom dia Celso,

      O QiAlvenaria faz uma verificação avaliando se as paredes do pavimento superior se apoiam em paredes do pavimento inferior, e caso não atenda essa condição é emitido um aviso, sem impossibilitar o detalhamento. Na situação por você citada, o programa irá emitir um aviso, informando que a parede não está apoiada em outra parede no pavimento inferior. Cabe nesse caso ao projetista interpretar e validar cada situação.

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×