Aula 02 – Mini curso QiAlvenaria – Lançamento das paredes

Escrito em 12/02/2014, por Juliano Demarche / 10 Comentários | Categoria: QiAlvenaria | Tags:

Aula 02 – Mini curso QiAlvenaria – Lançamento das paredes

Dando continuidade ao mini curso do QiAlvenaria, na aula 02 estaremos efetuando o lançamento das paredes de nossa edificação.


Comentários

10 Comentários para Aula 02 – Mini curso QiAlvenaria – Lançamento das paredes

  1. RENATO says:

    Obrigado pelo exemplo.

    Gostaria de reforçar a solicitaçÃo para que o lançamento de paredes NÃO seja efetuado apenas por dois pontos; isso porque, na maioria dos casos o projeto de arquitetura não nos chega devidamente modulado, e é prática comum o lançamento estrutural tomar precedencia sobre aquele, “endireitando” a arquiteetura ao invés de se utilizar pastilhas e outros “remendos” nas paredes para se fazer a correta modulação e compatibilização dos encontros. Inclusive, deve-se permitir o lançamdo pelo teclado, bloco-a-bloco para proporcionar maior controle sobre o projeto.

    O recurso, da maneira proposta, é limitante !

  2. TESE says:

    Concordo com o Renato e acrescento que, enquanto o módulo de dimensionamento não estiver funcionando, se não existir a possibilidade de se inserir pontos de grauteamento, com inserção ou não de armadura, não dá pra usar o programa em projetos atualmente.
    abçs

  3. Ivan says:

    Caro Moderador,

    Concordo e reforço a sugestão/pedido feito pelos colegas Renato, Giles e Tese.

    Além do lançamento por dois pontos seria extremamente importante poder lançar bloco a bloco, exatamente para os casos (não raros) de predominância da estrutura sobre eventuais (e usuais) desajustes arquitetônicos.

    É realmente bem mais comum que a arquitetura, na execução, se adeque à estrutura (às dimensões dos blocos) do que o inverso.

    Seria uma implementação importantíssima.

    Abraços.

  4. RENATO says:

    Moderador – a empresa já tem qual um feedback em relação às solicitações acima ?

    • Moderador Blog QiBuilder says:

      Boa tarde Renato,
      Todas as questões e sugestões referentes ao QiAlvenaria que chegam a AltoQi, seja por meio do blog ou suporte, são anotadas e avaliadas pela nossa equipe.
      Com relação a arquiteturas não moduladas acreditamos que o QiAlvenaria possa resolver bem essas situações, por isso estaremos apresentando aqui no blog um post voltado para isso, com o intuito de apresentar soluções para se resolver situações de arquiteturas não moduladas.

      • RENATO says:

        Bom dia, moderador e obrigado pelo retorno.

        Muito embora as funcionalidades desenvolvidas resolvam o problema, elas os fazem do ponto de vista unilateral da empresa sem levar em consideração sua praticidade, e cultura construtiva e de projetos dos profissionais que estão na linha de frente. Isso, é um erro de planejamento e implementação do recurso que já nasce incompleto. Uma tecla de atalho para lançar blocos indivualmente nã é apenas obrigatório, mas também boa-prática de programação.

        Eu não aprovo e rejeito a filosofia de trabalho de desenvolvimento da empfesa refletida nesse recurso que, pelas justificativas, parece refletir uma atitude de que são os usuários que devem adequar os seus projetos à aquilo que a empresa julga ser o certo, e não o contrário.

        Não estou satisfeito com o recurso que atende parcialmente as necessidades.

        • Moderador Blog QiBuilder says:

          Bom dia Renato,

          Entendemos seu ponto de vista e suas críticas foram recebidas.

          Aproveitamos e destacamos que para desenvolvimento deste recurso em particular, foram estudadas diversas formas de criar uma solução para modulação, pesquisando a forma de trabalhar de diversos escritórios, conversando com diversos profissionais que trabalham especificamente com este tipo de projeto, pesquisas em bibliografias específicas, obras executadas, consultorias especializadas e, após isso, realizamos simulações manuais das diversas soluções possíveis em diferentes projetos e, ao final, chegamos a solução considerada bastante prática e eficiente (este é um processo trabalhoso, porém importante dentro da filosofia da AltoQi que busca facilidade de uso, praticidade e produtividade). Além da modulação inicial, criou-se uma solução no programa capaz de considerar diversos fatores, inclusive o gerenciamento de mudanças que exige remodulação das paredes como a inclusão de aberturas de janelas e portas, novos cruzamentos de paredes e quando for o caso, permitindo reavaliação dos seus contrafiamentos. Após a implementação do recurso, acompanhamos alguns trabalhos profissionais na geração de projetos executivos e os resultados foram muito bons, tanto em qualidade quanto em produtividade.

          Estamos disponibilizando o programa para diversos profissionais que possuem formas diferentes de trabalhar, entretanto, baseamos os resultados nas melhores práticas de projetos, motivo pelo qual acreditamos na solução disponibilizada. De todo modo, estamos colhendo as críticas, pois entendemos que é possível melhorar, não apenas neste recurso como em diversos outros existentes ou ainda com inclusão de novos recursos. Provavelmente nesta primeira versão que estamos fechando neste semestre não poderemos incluir esta solicitação, entretanto, será considerada para novas melhorias na próxima versão. Desde já agradecemos as sugestões e deixamos aberto aqui para que outros usuários possam contribuir com suas opiniões e sugestões.

  5. Fernando says:

    A hachura do graute no meu teste, é quase imperceptível em planta.

    • Moderador Blog QiBuilder says:

      Boa tarde Fernando,

      Acessando “Configurações – Projetos de Alvenaria – Preferências – Exibição” podemos definir alguns parâmetros para a representação do graute, como o tipo de hachura e a escala.

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×