Comandos para edição de paredes

Escrito em 11/11/2013, por Juliano Demarche / 18 Comentários | Categoria: QiAlvenaria | Tags:

O QiAlvenaria possui comandos que possibilitam alterações de paredes de forma simples e ágil. Todas as alterações realizadas em planta em uma parede são aplicadas a todas as fiadas da mesma parede, atualizando ao mesmo tempo os detalhamentos de elevação.

A seguir serão apresentados comandos que permitem facilmente inverter a solução de contrafiamento dos blocos estratégicos, inverter a direção do detalhamento da elevação, unir e dividir paredes e, a partir destas alterações, os demais desenhos serão automaticamente atualizados.

Figura 01 – Exemplo de comandos para edição de paredes

Comandos úteis:

Unir e dividir paredes: No processo de lançamento das paredes, algumas podem estar divididas no vão, devido ao lançamento não continuo da parede. Com o comando “Unir paredes” é possível unir as paredes que são continuas, gerando assim um contrafiamento entre elas. Em outras situações, em que se deseja dividir uma parede muito extensa, por exemplo, pode-se utilizar o comando “Dividir paredes”, assim a parede será dividida em duas paredes independentes não contrafiadas entre si.

Inverter orientação: O projetista também pode definir a qualquer momento o lado da vista da parede na elevação. Desta forma, é possível escolher se é mais conveniente detalhar uma parede com a visão interna ou externa, sendo que o programa atualiza e representa corretamente todas as aberturas, pontos de graute e os demais detalhes existentes na parede, conforme a visão definida.

Inverter blocos: Alvenaria estrutural é um sistema constituído de elementos modulares, mas em determinadas situações de projetos que não obedecem à coordenação modular podem ser necessários ajustes na composição das paredes. O programa faz a modulação das paredes automaticamente conforme é realizado o lançamento, posicionando os ajustes de forma a reduzir seu impacto no projeto. Os ajustes podem ser compostos por graute ou por pastilhas e são posicionados automaticamente nas linhas de centro de aberturas, ou no centro de paredes quando não houver aberturas. Além de toda a automatização para definição da modulação, o programa dispõe de uma ferramenta chamada “Inverter blocos”, usada para inverter a solução dos blocos estratégicos de um cruzamento de parede específico, por exemplo, sendo muito útil na otimização do resultado, eliminando ou reduzindo ajustes, quando possível.

Figura 02 – Comando inverter bloco, usado para eliminar ajuste da parede.

Renumerar elementos: Através do “Gerenciador” localizado em “Operações – Exibir”, o QiAlvenaria possui também recursos para renumerar os elementos já lançados, permitindo renumerar as paredes do projeto em conjunto ou separadamente. Além disso, permite alterar o prefixo utilizado anteriormente, facilitando a edição do lançamento e organizando a nomenclatura dos elementos.

Figura 03 – Renumerar elementos


Comentários

18 Comentários para Comandos para edição de paredes

  1. GILES says:

    Acho importante levar em conta as considerações do Renato. Pois na maioria dos casos ajusta-se a arquitetura para a modulação dos blocos e não o contrário.
    Estou testando o programa e não sei porque, no caso da primeira imagem, antes das alterações, ao invés de um enchimento de 21 cm não se usa meio bloco?

    • RENATO says:

      prezado Giles, eu (e vários outros colegas) vejo assim como vc disse: ajusta-se a arquitetura para a modulação dos blocos e não o contrário !!

      É simples, e espero que a equipe de desenvolvimento se concientize dessa prática e a inclua como opção de configuração de lançamento.

    • Moderador Blog QiBuilder says:

      Bom dia GILES,
      Para responder seu questionamento vamos imaginar que fosse utilizado o meio bloco onde existe o ajuste de 21 cm. Agora veja como ficaria a elevação da PAR2 de acordo com a figura em anexo. Percebe-se que no meio da parede existe uma junta a prumo, e de acordo com os itens 3.23 e 3.24 da norma NBR 15812-1:2010 e os itens 3.24 e 3.25 da norma NBR 15961-1:2011, é caracterizado que não existe uma amarração direta no plano da parede. Por esse motivo, de se evitar possíveis descontrafiamentos no plano da parede, não é utilizado o meio bloco nesse caso. Em casos como o exemplo da primeira imagem, a solução mais indicada é inverter a orientação do bloco estratégico, conseguindo-se remover os ajustes e manter o contrafiamento entre os blocos.

      • GILES says:

        Caro Moderador, sobre a questão do contrafiamento entre os blocos eu tenho ciência. Meu questionamento foi mais sobre a questão da representação. Ninguém faz um enchimento num espaço que caberia meio bloco. O ajuste do bloco estratégico deveria ser feito de qualquer forma. Veja um caso, na imagem em anexo, em que são necessário meios blocos e não enchimentos. Justamente para garantir o contrafiamento. É um caso específico onde o não existe o bloco de 45 cm utilizado na modulação de 30 cm.

        • RENATO says:

          Moderador, essa questão do 1/2 bloco x Enchimento, e as outras (das pastilhas de modulação, e lançamneto obrigatório por dois pontos)… já começam a evidenciar que o aplicaitvo não está indo de encontro às práticas e necessidades do usuário.

          Por favor, vamos repassar essas necessidades ao desenvolvimento para correção ANTES de ser tarde demais. É melhor do que ficar discutindo a não-necessidade do recurso com quem vai realmente utilizar o aplicativo no dia-a-dia.

Página de comentários

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×