Fiada de respaldo no QiAlvenaria

Escrito em 20/08/2014, por Juliano Demarche / 2 Comentários | Categoria: QiAlvenaria | Tags:

A fiada de respaldo têm a função de fazer a ligação entre as paredes e as lajes, distribuindo esforços e conferindo ao sistema aumento de rigidez. A ligação que faz entre as paredes e as lajes pode ser considerada como travamento dos painéis de parede e, consequentemente, reduzindo sua esbeltez, tornando mais econômico o dimensionamento. Logo trata-se de um importante elemento dentro do projeto de alvenaria estrutural, devendo ser dado atenção especial ao mesmo.

Normalmente as fiadas de respaldo são executadas com blocos compensadores, canaletas U ou J, dependendo do pé direito do pavimento e da existência e espessura da laje. É recomendável que se adote alturas de pavimentos modulares, favorecendo a solução do respaldo. No QiAlvenaria o respaldo é definido de forma automática em função de vários parâmetros, entre eles a altura do pavimento, a existência e espessura de lajes.

No cadastro de blocos do QiAlvenaria o calculista pode definir para cada um dos seus fabricantes os blocos que os mesmos comercializam. Essa é a primeira informação que o programa vai utilizar para definir a fiada de respaldo, passando a adotar somente os blocos que estão disponíveis, e com isso buscar a solução da fiada de respaldo mais adequada.

Devido à dificuldade de fabricação de blocos J e U com comprimento inteiro o QiAlvenaria possui configuração para que se possa personalizar o tipo de bloco adotado como solução do respaldo, podendo ser inteiro ou meio bloco.

Figura 01 – Solução da fiada de respaldo para da laje com espessura de 10cm e altura do pavimento de 290cm

Em algumas situações específicas, como por exemplo em casos de lajes que apresentam espessuras que não permitam o uso de blocos padronizados, torna-se necessário uma adequação do projeto. Entre algumas alternativas podemos aumentar a altura do pavimento, de forma a obtermos uma solução com blocos padronizados, fazendo nesse caso o uso de formas para compensar a altura, ou realizar o corte de blocos na fiada de respaldo, sendo essa solução pouco indicada pois o corte desses blocos em obra é oneroso e proporciona maior mão de obra para a execução. O QiAlvenaria permite ao projetista realizar algumas alterações nas configurações para permitir por exemplo, situações de lajes pré-moldada nas quais a espessura é superior a 12 cm, sendo possível cortar os blocos compensadores e o bloco J para adequar as dimensões da laje aos blocos oferecidos no mercado. Ao se definir essa configuração o programa manterá a fiada de respaldo na última fiada, adotando blocos em sua solução de forma que estes deverão ser cortados em obras no momento da execução.

Figura 02 – Exemplo de soluções para lajes com espessuras maiores, impossibilitando o uso de blocos padronizados ao respaldo.

As fiadas de respaldo devem contar com uma armadura bem definida, tal como no caso das vergas e contravergas. A armadura a ser utilizada deve ser definida pelo calculista, sendo normalmente empregada desde barras com diâmetro 8 mm a treliças. O programa permite atribuir ao respaldo a armadura que julgar adequada, podendo ser utilizada mesma armadura para todo o projeto, ou caso o projetista deseje adequar uma ou outra fiada de respaldo pode-se definir armaduras diferentes a esses elementos também.


Comentários

2 Comentários para Fiada de respaldo no QiAlvenaria

  1. Ivan says:

    Caro Moderador,

    Esta publicação ficou bastante didática, como um artigo, quase. Seria interessante adicioná-la à base de conhecimento da AltoQi.

    Ficará bastante interessante quando o QiAlvenaria fizer também as verificações de cálculo.

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×