Geração pranchas no QiAlvenaria

Escrito em 29/08/2014, por Juliano Demarche / 9 Comentários | Categoria: QiAlvenaria | Tags:

Ao finalizarmos a etapa onde definimos as modulações e paginações das paredes de um projeto de alvenaria, devemos passar para uma importante parte do projeto, que é gerar as pranchas. São as pranchas que conterão todas as informações importantes para a execução correta de nosso projeto, logo podemos dizer que elas são a apresentação do resultado de nosso trabalho, pois ali estarão representadas as soluções definidas pelos engenheiros.

No QiAlvenaria as pranchas de modulação e elevações podem ser geradas de forma organizada, conforme a estrutura da edificação, permitindo incluir e preencher os selos de forma automatizada, minimizando o trabalho manual e repetitivo de incluir as propriedades nos selos. Além disso, o gerenciador também permite realizar operações em lote, compactando, enviando ou imprimindo todas as pranchas geradas no projeto com único comando.

Figura 01 – Exemplo de prancha gerada no QiAlvenaria

Após definirmos uma margem e uma área útil podemos gerar as pranchas de nossos desenhos (mais informações sobre como inserir margens e área útil podem ser vistas em Aula 10 – Mini Curso QiHidrossanitário – Gerenciador de arquivos e geração de pranchas).

Na janela de geração de pranchas são listados todos os detalhes e croquis existentes em cada pavimento da edificação. Todos os desenhos associados ao projeto podem ser selecionados para serem colocados nas pranchas.

Os elementos são dispostos na árvore da janela gerar pranchas assim como na janela edificação, sendo separados por pavimentos, croquis, detalhes, desenhos e esquemas. A árvore permite a inclusão dos desenhos nas pranchas, onde podemos definir quais desenhos queremos gerar, evitando a geração de desenhos repetitivos. Um exemplo são os pavimentos Tipo, sendo que nesse caso podemos gerar somente as pranchas de um Tipo, pois os outros são iguais.

Podemos também visualizar qualquer detalhamento dentro da janela de geração de pranchas, conferindo assim um controle maior sobre o que vamos gerar.Para isso basta clicar sobre o desenho na árvore e em seguida acessar no item Visualização a guia Detalhamento.

Figura 02 – Janela de geração de pranchas

Na geração dos desenhos podemos definir como serão alocados os detalhamentos dentro das pranchas, para isso o QiAlvenaria permite que o projetista defina se quer ordenar os detalhamentos por nome ou por tamanho.

Ordenar por Nome: Ordena os detalhamentos nas pranchas considerando primeiro a propriedade pavimento e na sequência a propriedade nome, ou seja, o programa insere os desenhos nas pranchas em ordem alfabética, se algum não couber, o programa abre uma nova folha e começa novamente a inserir os desenhos em ordem alfabética.

Ordenar por Tamanho: ordena os desenhos nas pranchas de forma que o maior número de desenhos seja inserido na mesma prancha, ou seja, o programa insere os desenhos nas pranchas, se algum não couber, o programa tenta inserir o próximo desenho em toda a área restante.

Outros recurso bem interessante é em relação a geração de pranchas, onde após geradas uma vez, caso seja necessário alguma alteração em projeto e se deseje gerar novamente, o programa possui duas opções:

Atualizar detalhamentos: Atualiza os desenhos das pranchas, adicionando novos detalhes que foram incluídos no projeto, inserindo os desenhos dentro de uma área útil definida. Este comando deve ser aplicado quando, após a geração das pranchas, houver a necessidade de inserir novos detalhamentos criados no projeto dentro das pranchas existentes, evitando com isso a perda do trabalho de edição que eventualmente pode ter sido realizado nas pranchas.

Gerar Novamente: Reconstrói os desenhos das pranchas, neste caso, as edições efetuadas nos desenhos das pranchas serão substituídos pelos desenhos atuais do projeto. Este comando deve ser aplicado quando as modificações efetuadas nas pranchas atuais não são mais úteis, pois todos os desenhos selecionados serão substituídos.


Comentários

9 Comentários para Geração pranchas no QiAlvenaria

  1. RENATO says:

    A figura 1… qual o tamanho do formato ? A0, A1…A4 ?! A escala dessa parede… é configurável para ser ter várias paredes por formato ? Me parece muito gr\nde essa escala da figura… 1:25 ?

  2. GILES says:

    No caso do exemplo, foi feito o detalhamento de apenas uma parede. Gostaria de saber como adicionar mais paredes, mas que a lista de materiais seja uma só para todas? Outra coisa: como retirar a imagem das fiadas abaixo do detalhe e os desenhos das canaletas?

    • Moderador Blog QiBuilder says:

      Boa Tarde GILES,
      No exemplo foi apresentado o detalhamento de apenas uma parede pois a margem definida comportava somente uma parede. Em função da folha definida (A0, A1, A2, A3) e da escala dos desenhos é possível inserir qualquer numero de detalhamento das paredes, desde que não extrapolem o tamanho da folha. A lista de material é gerada para cada elevação individualmente, mas após as pranchas geradas pode-se editar os desenhos dando um duplo clique sobre os detalhamentos, onde podemos assim adequar os detalhamentos as nossas necessidades.

      • RENATO says:

        Moderador, ainda não ficou claro se podemos ou não ter uma lista de materiais por prancha, para todas as paredes, ao invés de para cada parede. Existe um comando no sentido de ‘Unir Listas de Materiais’ ?

        • Moderador Blog QiBuilder says:

          Bom dia Renato,
          As listas de materiais são geradas individualmente para cada elevação quantificando os materiais necessários a execução da mesma. Assim quando se gera uma prancha com varias elevações, cada elevação possuirá uma lista de materiais. Nesse momento ainda não é possível “Unir as listas de Materiais” na mesma prancha de forma automática, o que pode ser feito é edita-las manualmente após a geração das pranchas.

      • GILES says:

        Ok. Entendi que faz apenas por elevação, mas não é muito prático, pois vai demandar muito espaço nas pranchas.
        Gostaria de saber também sobre meu outro questionamento, pois não quero os detalhes das fiadas abaixo das elevações. Vou ter que apagar à mão?

      • Ivan says:

        Bom dia Moderador,

        Penso que, como já foi manifestado aqui, que seria útil ter os quantitativos de materiais por pranchas, bem como para todo o projeto.

        Se não em desenho, ao menos em relatório, mas o ideal seriam os dois.

        • Moderador Blog QiBuilder says:

          GILES e Ivan,
          Nesse momento ainda não é possível gerar uma lista de materiais por pranchas, podemos aqui gerar a lista de todo projeto, do pavimento ou de cada elevação de forma individual.
          Quanto ao questionamento dos detalhes, o QiAlvenaria sempre gera os detalhes da primeira e segunda fiada junto as elevações, sendo que nesse momento, caso opte por não apresenta-las, deve-se remove-las manualmente.
          Ressaltamos aqui mais uma vez que todas as solicitações efetuadas aqui no blog, ou qualquer outro meio de comunicação com a AltoQi, são anotadas por nossa equipe.

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×