Grautes e armaduras no QiAlvenaria

Escrito em 17/06/2014, por Juliano Demarche / 3 Comentários | Categoria: QiAlvenaria | Tags:

O graute é o componente utilizado para preenchimento de espaços vazios de blocos com a finalidade de aumentar sua capacidade resistente e solidarizar armaduras à alvenaria, quando existir.

Elementos vazados na horizontal, como as canaletas utilizadas em verga, contra-verga e fiada de respaldo, são sempre consideradas grauteadas no QiAlvenaria. Nesses elementos ainda existe a possibilidade de se definir armaduras, que podem ser em forma de barras ou treliças. Todas as armaduras e grautes utilizados em projetos são quantificados pelo QiAlvenaria, sendo apresentados na lista de materiais e/ou relação de aço.

Figura 01 – Vergas e respaldo sempre serão grauteados

As armaduras podem ser definidas de uma forma global, acessando “Configurações – Projeto de alvenaria – Preferências – Armaduras”, assumindo a mesma armadura para todos os elementos, ou definir de forma individualizada as informações para esses elementos, acessando as propriedades das paredes, dando liberdade ao projetista para definir a solução que considera ser a mais adequado ao seu projeto de alvenaria estrutural. A configuração individualizada de armadura por elemento estará disponível a partir da atualização 2014-07 do QiAlvenaria.

Figura 02 – A partir da versão 2014-07 será possível definir armaduras individuais por elementos

No QiAlvenaria também é possível definir grautes verticais. Os grautes verticais podem ser inseridos de forma automática de acordo com os critérios configurados, ou em pontos da parede definidos manualmente, adequando-se as preferências do usuário, conferindo assim grande liberdade na concepção do projeto.

Pontos de grautes verticais automáticos podem ser definidos acessando “Configurações – Projeto de Alvenaria – Elevações – Critérios – Grautes”. Essas configurações são úteis pois facilitam a inserção dos pontos de grautes em locais estratégicos comuns em todo o projeto, dispensando assim a necessidade de se ficar definindo cada ponto manualmente em todo o projeto. É possível definir pontos de grautes em:

  • Portas/Janelas: pode-se optar pela indicação de graute “apenas na abertura” ou “contínuo”;

  • Contrafiamentos: serão indicados nas posições de contrafiamento I, L, T ou X (posições inicial, final e encontro de paredes estruturais).

Além do graute automático o usuário também pode definir grautes manualmente em planta.

Pontos de grautes: Possibilita a inserção de pontos de grautes nos nós das paredes. Os pontos são definidos de forma manual, devendo-se definir os nós onde se deseja inserir os pontos de graute. Para cada ponto de graute está associado uma armadura vertical, que pode ser configurada em “Configurações – Projeto de alvenaria – Preferencias – Armadura”, onde podemos definir quantidades de barras, diâmetros, traspasse entre pavimentos entre outras propriedades.

Figura 03 – Ponto de grautes

Trecho de graute: Possibilita a inserção de um trecho de graute em parede estrutural. O trecho de graute será definido a partir da extremidade mais próxima do ponto selecionado até o comprimento informado.

Figura 04 – Trecho de graute

O QiAlvenaria possui um cadastro de grautes, onde podemos definir os grautes que serão adotados nos projetos, informando a resistência. O graute adotado no projeto deve estar associado a uma composição de parede, composição essa que será utilizada no projeto. A informação do graute não é utilizada para efetuar o dimensionamento dos elementos, mas é apresentada nas listas de materiais, gerando assim uma lista de materiais mais completa.

A partir da próxima revisão (2014-07 – prevista para ser disponibilizada em julho de 2014) o QiAlvenaria passa a ter a integração do funcionamento das Relações de Aço geradas nas elevações das paredes com o módulo Editor de Armaduras. Assim, qualquer alteração nas armaduras da parede, mesmo sendo realizada nas pranchas, serão atualizadas na relação de aço da elevação da parede.


  1. Ivan says:

    Boa tarde, Moderador.

    Qual a previsão de conclusão total do QiAlvenaria (cálculo, dimensionamento e detalhamento) para comercialização? A princípio tinham me dito julho, mas o comercial me falou em dezembro. Qual a data estimada?

    Abraços.

    • Moderador Blog QiBuilder says:

      Bom dia Ivan,
      O dimensionamento da Alvenaria está sendo trabalhado juntamente com a integração do QiAlvenaria com o Eberick, e a previsão atual é para o segundo semestre do ano que vem. O QiAlvenaria detalhamento está finalizado e será lançado no próximo mês.
      Ressaltamos que o QiAlvenaria é um software completo para detalhamento de alvenaria estrutural, onde podemos efetuar o detalhamento de projetos de alvenaria estrutural, gerando as modulações e paginações das paredes, independente do dimensionamento.

      • Ivan says:

        Boa tarde, Moderador.

        Este é um posicionamento bastante desanimador em relação ao QiAlvenaria, uma vez que, entendo eu (e pelo que sinto no contato com colegas) que ninguém se disponibiliza a comprar um software que não esteja completo.

        A não integração de cálculo com o detalhamento deixa o QiAlvenaria INCOMPLETO, ao contrário do concorrente (cujo nome não se pode dizer aqui, mas todos conhecem).

        Tenho desenvolvido projetos de alvenaria estrutural em parceria com outro colega engenheiro, que possui o outro software (completo e integrado à estrutura convencional) e vinha apostando que o QiAlvenaria sairia COMPLETO (cálculo e detalhamento) no meio deste ano, como me foi dito algumas vezes.

        Não vejo sentido em lançar um software “pela metade” ou que dependa de uma integração que ainda não há e que ainda demorará aproximadamente 1 ano pra sair.

        O mercado não espera, os clientes não esperam, a concorrência também não para e não espera, só avança.

        Pena ver essa postura tímida da AltoQi. Sinceramente esperava mais celeridade no que ela já vem perdendo pra concorrência.

        Tenho grande interesse em comprar o QiAlvenaria, mas ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE quando estiver COMPLETO E INTEGRADO (cálculo e detalhamento). Caso contrário, não vejo justificativa.

        Aliás muitos que não trabalham com instalações migraram pro QiBuilder EXCLUSIVAMENTE pela promessa do QiAlvenaria. Eu sou um deles. É frustrante, no mínimo.

Os comentários estão fechados.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×