Inserir aberturas no QiAlvenaria

Escrito em 26/11/2013, por Juliano Demarche / 3 Comentários | Categoria: QiAlvenaria | Tags:

As aberturas no QiAlvenaria são inseridas em planta de forma ágil e simples, permitindo o posicionamento em qualquer ponto da parede.

Estas aberturas são baseadas em um banco de dados com aberturas previamente cadastradas, disponíveis em Cadastro – Componentes – Aberturas e separadas em aberturas do tipo portas e janelas. Além das opções cadastradas, o usuário pode inserir novas aberturas ou personalizar as opções existentes, adequando assim as aberturas às suas necessidades.

Posteriormente será criado um post para falar do cadastro relacionado ao projeto de alvenaria. Mais informações sobre funcionamento do cadastro no QiBuilder podem ser obtidas em Novo cadastro na WEB (peças de usuário).

Cadastro de aberturas

O lançamento é realizado escolhendo-se um ponto como referência, que pode ser um bloco ou própria arquitetura. Para utilizar o bloco como referência, deve-se manter o botão “Capturar blocos” ativo.

Comandos de lançamentos de aberturas

A partir do ponto de referência deve-se definir a posição para inserir a abertura (centralizado, à direita ou a esquerda do ponto clicado). Dependendo do comprimento da parede disponível para inserção da abertura e das dimensões da abertura, seu posicionamento é efetuado automaticamente após se selecionar ponto de referencia.

Inserção de Aberturas

As alturas da abertura e do peitoril devem, sempre que possível, ser múltiplos da unidade-base vertical, 20 cm (19 cm da altura do bloco mais 1 cm da espessura da junta de argamassa).

Quando se lança uma abertura o programa automaticamente muda a fiada visível para que se possa identificar se o lançamento ocorreu de forma adequada. Assim quando se faz o lançamento de uma abertura tipo janela o programa altera automaticamente para a sétima fiada, permitindo ao usuário visualizar a abertura, e consequentemente validar o lançamento. Está em fase final de desenvolvimento um recurso que permitirá definir quais as fiadas estarão disponíveis para exibição, permitindo ao usuário visualizar no croqui qualquer abertura.

É permitido ainda ao usuário representar a projeção da abertura, bem como apresentar sua identificação, através de uma configuração (“Configurações – Projeto de alvenaria – Preferências – Exibição – Aberturas”), facilitando a identificação das posições e dimensões das aberturas.

Exibição da abertura no croqui

A partir do lançamento das aberturas as paredes são ajustadas automaticamente pelo programa. O QiAlvenaria remove os blocos da região da abertura, insere pastilhas e ajustes quando necessário e reposiciona os blocos restantes da parede, sem retrabalho no ajuste dos blocos. Dessa forma, é possível inserir abertura com qualquer dimensão ou posição e o programa faz o ajuste dos blocos. Cabe aqui resaltar a importância da modulação, devendo sempre que possível definir as dimensões das aberturas compatíveis com a modulação, para evitar ou minimizar ajustes.

Sempre que possível deve ser adotado aberturas com dimensões múltiplas do módulo adotado

Além dos ajustes nos blocos, o QiAlvenaria posiciona automaticamente as vergas/contravergas na fiada superior/inferior à abertura. Nas configurações do projeto de alvenaria (Elevações e Armaduras) podem ser definidos os diversos tamanhos e tipos de blocos que podem formar estes elementos, bem como a armadura adotada.

As vergas e contravergas podem ser visualizadas no detalhamento da elevação ou na fiada correspondente no croqui.

 

Detalhe de vergas e contravergas

Acessando as propriedades das paredes é possível alterar a posição da abertura, o tipo da abertura, a altura do peitoril (para aberturas tipo janela) e/ou eliminar uma abertura já lançada, sendo que o programa já ajusta toda a modulação e distribui os blocos na parede, permitindo assim que se possam realizar alterações no projeto de forma rápida e simples.

Propriedade da abertura


Comentários

3 Comentários para Inserir aberturas no QiAlvenaria

  1. ANA says:

    Quem trabalha com outras ferramentas disponíveis no mercado sabe que esse recurso do Alvenaria vai melhorar muito a produtividade na elaboração do projeto. Sem falar que é muito mais intuitivo.

  2. Ivan says:

    Moderador,
    Para quem já optou por experimentar o QiAlvenaria e já enviou o termo de “aceite” do contrato de licença, quando ele será disponibilizado para testes?

  3. Ivan says:

    Embora não seja o assunto, o QiBuilder continua travando, travando e travando enquanto eu o uso (com o Editor de Armaduras) para edições simples de desenho. Esperava que com esta dita “versão final” este problema tivesse sido solucionado. Pena…

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×