Lançamento de paredes no QiAlvenaria

Escrito em 04/11/2013, por Juliano Demarche / 20 Comentários | Categoria: QiAlvenaria | Tags:

Com o QiAlvenaria é possível realizar o lançamento de paredes estruturais e paredes de vedação, de forma simples e fácil.

O programa dispõe de um conjunto de ferramentas específicas para realizar o lançamento dos elementos que compõem um projeto de alvenaria.

Guia lançamento dos elementos de alvenaria

Para iniciar um projeto de alvenaria, deve-se criar a edificação e importar as arquiteturas, conforme exposto nos posts anteriores A Edificação no QiBuilder e Recurso de referência externa.

Na etapa de criação da edificação são definidos os pavimentos e as famílias de blocos a serem utilizados no projeto, tanto para as paredes estruturais como as paredes de vedação. O programa já dispõe de um vasto cadastro de blocos e componentes para alvenaria, entretanto, também é possível cadastrar novos elementos. A criação de novos cadastros será abordada em um próximo post.

A partir da criação da edificação pode-se prosseguir com o lançamento das paredes que é realizado definindo-se os nós iniciais e finais do eixo da parede. A partir do comprimento do eixo, os blocos da parede são distribuídos automaticamente, organizando a distribuição em todas as fiadas.

Para lançar as paredes, basta o usuário selecionar os nós (pontos 1,2 e 3) e o programa se encarrega de posicionar os blocos automaticamente.

No caso de não haver os eixos das paredes, pode-se utilizar a ferramenta de captura “ponto quadrante” para facilitar o lançamento.

O lançamento das paredes é definido pela sua base no pavimento e o programa considera a altura do pavimento para definição da altura da parede.

Distribuição automática dos blocos ao longo da altura da parede

 No QiAlvenaria, é possível definir paredes altas e baixas (paredes com altura menor que a altura do pavimento, útil quando se tem sacada onde a altura da parede é da ordem de 1 (um) metro, por exemplo).

O programa também identifica a diferença entre as paredes estruturais e vedação, que podem ser escolhidas no momento do lançamento.

Todas estas definições acerca do lançamento das paredes estão disponíveis no grupo “Paredes”.

Comandos de lançamentos de paredes

Para as paredes estruturais, o programa já realiza o contrafiamento entre as paredes, sendo que os blocos de contrafiamento são definidos automaticamente pelo programa, considerando o tipo de contrafiamento entre paredes, possíveis conflitos com aberturas, e os blocos disponíveis no cadastro.

Os blocos internos das paredes são dispostos tendo como referência os blocos estratégicos (blocos de cruzamento entre paredes), gerando automaticamente todas as fiadas e mantendo um contrafiamento modular entre fiadas pares e impares, buscando a melhor solução para a distribuição dos blocos, sem a necessidade de outros ajustes manuais.

Além disso, o programa diferencia as paredes estruturais das paredes de vedação, que podem estar ligadas a outras paredes de vedação ou a paredes estruturais. Neste caso, o programa não faz o contrafiamento entre ambas, apresenta elevações (desenho da paginação) específicas para cada uma delas e as diferencia nas plantas de modulações.

Ao efetuar o lançamento dos elementos o programa verifica a consistência do lançamento e emite avisos para que sejam verificadas determinadas situações, como o lançamento de paredes não ortogonais, onde podem ser necessários blocos especiais. Com estas verificações evitam-se erros de lançamento que poderiam passar despercebidos na elaboração dos projetos.

Programa emite aviso de pendência para que seja verificado o lançamento

Com essa inteligência computacional, as paredes do QiAlvenaria permitem a geração instantânea dos blocos, sem necessidade de distribuir manualmente os blocos de cada fiada. Assim a etapa de lançamento das paredes pode ser feita de forma ágil e rápida, aumentando a produtividade na elaboração dos projetos.


  1. Cristiano says:

    Moderador. Acabei de receber um retorno do suporte sobre os blocos do Qibuilder dizendo que o Qibuilder quando aberto de um projeto associado ao Eberick usa uma outra pasta de armazenamento de blocos, diferente da pasta que usa quando aberto isoladamente. Já pensaram na confusão para o usuário manter os arquivos atualizados? Por que não usar como todos os programas CAD, onde o bloco é o próprio arquivo nativo, e criar um comando automatizado para gerar os Slides dos blocos dentro do Qibuilder? Não gosto da maneira com é gerenciado os blocos no Qibuilder, que vem com o mesmo problema do Qicad.

  2. Cristiano says:

    Outro problema que reparei no Qibuilder que também vem do Qicad é que a configuração de fontes usadas no desenho de armaduras é uma propriedade do desenho aberto e não do software. Então em cada desenho aberto, se o usuário não quiser a fonte times new romans, tem que alterar desenho por desenho.

    • Moderador Blog QiBuilder says:

      Bom dia Cristiano

      As configurações de preferências de desenho, como as configurações de Níveis de desenho, Editor de armaduras e etc são propriedades de cada projeto. Assim quando se alterar uma configuração, a mesma é aplicada a todos os desenhos do projeto. Já os padrões de desenho (propriedades das cotas, textos etc), são configurações específicas de cada desenho e podem ser distintas entre diferentes desenhos. Suas propriedades podem ser alteradas a partir das configurações e aplicadas ao desenho corrente, através do botão Aplicar na janela de configurações. Para aplicar estas propriedades a todos os desenhos de um projeto automaticamente, é necessário fechar os desenhos, mantendo somente o projeto aberto, alterar a configuração desejada e então clicar em Aplicar. Assim as configurações selecionadas serão aplicadas em todos os desenhos do projeto. Mais informações sobre a importação de configurações pré-definidas de outro arquivo (http://www.qibuilder.com.br/qieditor-de-armaduras/permite-importar-configuracoes-pre-definidas-de-outro-arquivo/). De todo modo, ficamos a disposição para avaliar as necessidades adicionais.
      Quanto as pastas de armazenamento dos blocos pelo QiBuilder, entendemos seu questionamento, anotamos sua sugestão e estaremos avaliando para gerar uma solução melhor.

      • Cristiano says:

        Moderador, não consegui testar porque toda vez que clico no botão aplicar está dando erro fatal. Mas o que eu quero é que em qualquer seção do Qibuilder venha com a fonte ARIAL e não com a TIMES NEW ROMANS, como padrão e não que eu tenha que alterar toda vez.

        • Moderador Blog QiBuilder says:

          Boa Tarde Cristiano,
          Se possível pedimos que envie o projeto ou o arquivo que apresenta o erro para suporte@altoqi.com.br para que possamos investigar melhor e proceder à correção. Quanto a questão das fontes usados pelo QiBuilder, estaremos realizando mais alguns testes para mapear possíveis incoerências e logo estaremos efetuando as devidas correções.

  3. RENATO says:

    Deve-se permitir também o lançamento a partir de um bloco já lançado. Quero dizer, sem a necessidade de se definir um ponto inicial (e final) baseado apenas na arquitetura; cria a flexibilidade para se trabalhar com arquitetura não-modulada, sem a premissa de “ajustes”, nem da execuçÃo do commando de inverter bloco para gerenciar os ajustes que podem nem desaparecer por completo.

  4. Moderador Blog QiBuilder says:

    Bom dia Renato,
    Entendemos sua questão. Acreditamos que o QiAlvenaria possa resolver bem essas situações de arquiteturas não moduladas, por isso estaremos apresentando dentro do Mini Curso uma aula voltada para isso, com o intuito de apresentar soluções para se resolver situações de arquiteturas não moduladas.
    Além disso, todas suas questões e sugestões estão anotadas e serão avaliadas.

Página de comentários

Os comentários estão fechados.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×