Lista de materiais no QiAlvenaria

Escrito em 16/09/2014, por Juliano Demarche / 2 Comentários | Categoria: QiAlvenaria | Tags:

Um projeto de alvenaria estrutural deve apresentar as plantas das fiadas de blocos bem como o desenho das elevações das paredes. Além desses desenhos, importantes para a execução da alvenaria, também é interessante que se gere os quantitativos dos materiais utilizados no projeto.

Com o QiAlvenaria é possível quantificar os materiais utilizados no projeto, apresentando-os através de listas de quantitativos organizadas por pavimento ou para toda edificação.

O programa quantifica os blocos, argamassas e grautes. Os blocos são quantificados por unidade, identificando a quantidade para cada tipo de bloco utilizado no projeto. As argamassas e os grautes são quantificados por metro cúbico, sendo o quantitativo de graute calculado em função dos furos verticais e horizontais dos blocos e o quantitativo de argamassa definido por um parâmetro em função do metro quadrado de parede, onde é possível inclusive alterar esse parâmetro de forma que fique de acordo com a definição do engenheiro.

A lista de materiais pode ser apresentada na planta de modulação e/ou nas elevações. Para que a lista seja apresentada na planta de modulação deve-se inserir a mesma no croqui (comando “Operações – Tabelas – Lista de Materiais”). A lista apresentada no croqui quantifica todos os elementos do pavimento, inclusive aqueles contidos nos detalhes e que não estão visíveis na planta baixa, sendo atualizada automaticamente a cada nova alteração.

Alguns construtores acham válido apresentar a lista de materiais de cada parede individualmente, pois fica claro o quantitativo de materiais necessários a execução dessa parede, facilitando no momento da execução. Para apresentar a lista nas elevações deve-se acessar “Configurações – Projetos de Alvenaria – Elevações – Representações”, a lista de materiais irá representar para cada elevação o quantitativo da parede.  Quando se dispõe do QiEditor de Armadura também é possível gerar as armaduras e apresentar uma relação de aço (RA). Inclusive pode-se editar a armadura nas pranchas finas, sendo que o programa atualiza a RA automaticamente.

Figura 01 – Lista de materiais na elevação

Além da lista apresentada no desenho podemos também gerar relatórios dos quantitativos por pavimento ou de todo projeto, em formato HTML (interno) ou RTF (WinWord), sendo necessário apenas definir em configuração o formato desejado (“Configurações – Sistema – Relatórios”).

Figura 02 – Lista de Materiais do Projeto

Além da lista de materiais o programa também possibilita a geração automática da legenda de blocos, apresentando as simbologias dos elementos utilizados no projeto, facilitando a interpretação e execução do projeto. Esta legenda pode ser inserida diretamente no desenho, tanto em planta baixa, quanto nas elevações das paredes, ou ainda ser exportada em formato HTML (abrindo uma página através do navegador de internet padrão) ou em RTF (para ser aberto em documento como o Word).

É possível incluir ao detalhe da elevação para cada parede, uma legenda de símbolos para exibição dos blocos presentes na elevação, apresentando suas simbologias em planta e vista (elevação).

Figura 03 – Legenda de blocos


Comentários

2 Comentários para Lista de materiais no QiAlvenaria

  1. RENATO says:

    Então, resumindo: eu entendi que:

    – não é possível gerar uma Lista de Materiais da prancha, quer dizer, englobando somente as paredes de uma determinada prancha;

    – Por outro lado, é possível anexar/gerar, em cada prancha, uma Lista de Materias englobando todas as paredes de um determinado pavimento, mesmo que a prancha não tenha todas as paredes do pavimento.

    É isso ?

    • Moderador Blog QiBuilder says:

      Boa tarde Renato,

      O QiAlvenaria possibilita gerar a lista de materiais em desenho ou através de relatório. Em desenho a lista é apresentada nas plantas de modulações de cada pavimento, apresentando o quantitativo geral do pavimento, ou para cada uma elevação, apresentando o quantitativo de cada uma elevação individualmente. Ainda não é possível gerar a lista de materiais somente dos desenhos contidos na prancha.

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×