Planta de Modulações e Elevações

Escrito em 30/04/2014, por Juliano Demarche / 4 Comentários | Categoria: QiAlvenaria | Tags:

O QiAlvenaria gera as plantas de modulações e as elevações das paredes no momento em que as paredes são lançadas, dessa forma podemos acessa-las a qualquer momento. Qualquer alteração realizada no croqui é automaticamente refletida nas elevações afetadas, sendo essas atualizadas instantaneamente, possibilitando assim uma maior clareza sobre qualquer alteração realizada no projeto.

Elevações

As elevações das paredes contém uma vista frontal de todas as fiadas, possibilitando visualizar os blocos estratégicos, blocos internos, aberturas, vergas, contravergas, fiada de respaldo e ajustes. Além disso, são representadas ainda as fiadas 1 e 2 da parede isolada em planta e a representação das armaduras quando essas existirem, tornando o desenho bastante completo e rico em detalhes.

Em “Configurações – Projeto de alvenaria – Preferência – Elevações” pode ser inserida na elevação a Lista de Materiais da parede, onde é apresentada a quantidade de cada tipo de bloco utilizado, quantitativo de argamassa, de grautes e armaduras. É possível ainda inserir uma Relação de Aço, caso se deseje uma relação mais detalhada do quantitativo das armaduras.

Além de inserir listas de materiais, é possível definir por representar ou não a laje na elevação, identificar os blocos na elevação, bem como alterar o tipo de representação de lajes, vigas, grautes, dentre outras funcionalidades. Dessa forma tem-se a opção de personalizar os desenhos das elevações, deixando-o da maneira que achar mais conveniente.

Figura 01 – Exemplo de Elevação 

Planta de Modulação

O QiAlvenaria gera o detalhamento de plantas de modulação da primeira e segunda fiada, exibindo a distribuição dos blocos internos e destacando os blocos estratégicos. Além destas fiadas, o programa permite exibir a planta de modulação das demais fiadas, acessando “Configurações – Projeto de Alvenaria – Preferência – Exibição – Planta de modulação”, que pode ser útil para evidenciar situações importantes, como existência de aberturas e ajustes. As plantas de modulações são geradas e atualizadas automaticamente pelo programa, permitindo visualizar o resultado final antes mesmo de gerar as pranchas. É possível também apresentar a lista de materiais na planta de modulação, para isso deve-se inserir a lista no croqui que automaticamente será apresentada nas plantas de modulações.

Outra opção bem interessante é a locação das paredes, definida na planta de modulação, referenciando os eixos das paredes externas e internas, evitando-se assim erros no posicionamento das paredes em obra. Além dos eixos inseridos automaticamente pelo programa o usuário pode acrescentar novas cotas, definir as paredes que serão locadas dentre outras configurações possíveis que permitem uma personalização do desenho final, possibilitando adequar o resultado da forma que achar mais conveniente.

Exemplo planta de modulação


Comentários

4 Comentários para Planta de Modulações e Elevações

  1. Francisco says:

    Esta realmente ficando otimo. Moderador aonde eu configuro para inserir os eixos. Grato

    • Moderador Blog QiBuilder says:

      Bom dia Francisco,

      As configurações da locação de paredes podem ser acessadas em “Configurações – Projeto de Alvenaria – Preferência – Exibição – Planta de modulação”.

  2. RENATO says:

    Moderador… olhando a Figura 01 – Exemplo de Elevação, percebo que existem cinco armaduras de treliças, para as vigas e lintéis. Para mim, é uma opção nova (e interessante) às tradicionais armaduras de flexão de viga.

    Poderia expandir uma explicação de como o aplicativo vai tratar tais situações, tanto do ponto de vista de lançamento quanto dimensionamento ? Será a única opção de detalhamento dos esforços de flexão, ou ainda será permitido optar pelas armaduras tradicionais ?

    • Moderador Blog QiBuilder says:

      Bom dia Renato,

      No QiAlvenaria pode-se fazer o uso de barras ou treliças como armaduras para as vergas, contravergas ou respaldo. Isso é possível acessando “Configurações – Projeto de Alvenaria – Preferências – Armaduras”.
      O dimensionamento desses elementos será da mesma forma, podendo o usuário definir qual tipo de armadura deseja adotar (treliça ou armaduras convencionais).

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×