Posicionamento manual de blocos estratégicos

Escrito em 27/06/2014, por Juliano Demarche / 8 Comentários | Categoria: QiAlvenaria | Tags:

 

Nesse vídeo apresentamos um pouco mais sobre os recursos para alterar a solução dos blocos estratégicos, mostrando que o programa já ajusta automaticamente a solução de distribuição dos blocos das demais paredes associadas.


Comentários

8 Comentários para Posicionamento manual de blocos estratégicos

  1. RENATO says:

    Ué … Espere, por favor: lançamento por dois pontos é automático; nào é lançamento manual – como enunciado!

    Já foi dito, e volta-se a repetir. A utilização do recurso parte do presuposto que o comprimento das paredes da arquitetura ditam a modulação do lançamento das paredes estruturais. Na prática do ofício, é mais comum ocorrer o contrário!

    Ou seja, o comprimento da paredes de arquitetura nào são múltiplos exatos da modulação, e é a partir do lançamento das paredes estruturais que se chega ao verdadeiro comprimento da arquitetura, cabendo ao engenheiro estrutural o trabalho extra de ‘indireitar’ a arquitetura, e não o contrário. (Não deveria ser essa a realidade, mas o é!! em 90% dos casos.)

    Além disso, existe também a situação corriqueira de adequação à alvenaria estrutural de um projeto de arquitetura feito originalmente para edificação convencional de pórtico viga-pilar; neste caso, o comprimento das paredes nunca são múltiplos exatos, e o lançamento por dois pontos é altamente improdutivo! Isso acaba gerando um projeto mais dificil de ser executado devido aos vários blocos corretivos que se fazem necessários para se obter a modulação exata.

    Portanto … o aplicativo tem que fornecer também os comandos de inserção de paredes por bloco-a-bloco, manualmente, e não apenas por dois pontos já que se a distancia entre esses dois pontos nào for multiplo exato da modulação, existirão blocos corretivos que poderiam ser totalmente eliminadas, e a construção, facilitada.

    O comando desse jeito, inserção de paredes apenas por dois pontos, é um contra-senso à prática e uma limitação e imposição desnecessárias pois deveria caber ao eng-usuário decidir como prosseguir, dependendo da situação que se apresenta.

  2. RENATO says:

    O ganho de produtividade no lançamento das paredes é quase que totalmente desperdiçado pela verificação manual que se faz necessário em cada uma delas -após o lançamento- para se corrigir os eventuais e tais… ajustes; isso, acaba por tornar o recurso contra-producente.

    O mais apropriado, inclusive, seria entregar um projeto livre de ajustes!! pois esses introduzem riscos e incertezas na execução da obra, mão-de-obra, compras, armazenamento, etc.

    O aplicativo deveria ter uma rotina interna para realizar essa verificação automaticamente, a partir de um pseudo-processamento que seria acionado pelo eng-usuário ao final do lançamento de todas as paredes de um determinado pavimento e cujo objetivo seria de procurar minimizar a quantidde de ajustes através da troca iterativa de diversos blocos estratégicos-chave.

  3. RENATO says:

    Moderador, existe outra opção de configuração que permita lançar paredes que não necessariamente estejam contra-fiadas ?

    Por exmeplo, como o aplicativo trata aqueles casos onde eu precise de detalhar algumas paredes de compatibilização a outras já construidas, e cujo contrafiamento é impraticável – como fazer ?

    • Moderador Blog QiBuilder says:

      Bom dia Renato.
      Para gerar paredes não amarradas entre si, basta que você não defina o mesmo nó pertencendo as duas paredes (Ver o exemplo da figura abaixo).

      paredes-sem-amarracao-direta.jpg
      • RENATO says:

        Entendi!

        Então, eu pergunto: nestes casos onde as paredes nào estão confra-fiadas, é comum então efetuar o amarramento através de telas. Ainda, no caso onde as paredes se encontram em ângulos diferentes de 90o., é comum efetuar a amarração com grampos. (Veja exemplos do site da Selecta Blocos)

        Existe opção de detalhmento dentro do QiALvenaria para essas duas situações, corriqueiras até ?

        • Moderador Blog QiBuilder says:

          Boa tarde Renato,

          Para os casos de encontro entre paredes estruturais e paredes de vedação, o programa permite a adoção de telas ou grampos para efetuar a amarração entre essas paredes.
          Já nos casos onde se deseja adotar amarração indireta, como nas situações de paredes com ângulo diferente de 90º (como no exemplo citado), pode-se definir os grautes e utilizar o Editor de Armaduras para definir, nos pontos onde se faz necessário o uso desse recurso, os grampos que definirão a amarração entre as paredes. Dessa forma o detalhamento sairá com a relação de aço e o quantitativo das armaduras necessárias.

          • RENATO says:

            Sim; então, quer dizer que o QiAlvenaria não possui comandos específicos para detalhamento de grampos e telas, nem permite de forma automática sua consideração dentro do aplicativo no detalhamento, correto ?

  4. Moderador Blog QiBuilder says:

    Bom dia Renato,

    O QiAlvenaria não possui comandos específicos para detalhar grampos ou telas para as amarrações entre paredes estruturais. O programa permite adotar essas amarrações nos casos de encontro de paredes estruturais e de vedação, gerando o detalhamento automático.

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×