Vigas e lajes no QiAlvenaria

Escrito em 12/12/2013, por Juliano Demarche / 11 Comentários | Categoria: QiAlvenaria | Tags:

O QiAlvenaria oferece a possibilidade de inserir vigas e lajes na edificação, lançando estes elementos em planta. A partir deste lançamento os elementos são associados às elevações das paredes, retirando os blocos conflitantes, ajustando a fiada de respaldo e os demais blocos internos quando necessário. Além disso, todas as alterações feitas nestes elementos serão refletidas nas elevações, mantendo os desenhos atualizados e evitando alterações manuais.

Lançamento das lajes

As armaduras das lajes não são detalhadas no QiAlvenaria, no entanto, o seu lançamento é de grande importância para o detalhamento de sua interferência com a parede.

O lançamento de uma laje é realizado definindo-se sua espessura e elevação, e clicando em um ponto dentro de um contorno fechado formado por paredes estruturais, vigas ou barras.

Ribbon de lançamento de vigas e lajes

Cabe aqui ressaltar que paredes “Baixas” e paredes de vedação não são consideradas apoios de laje, ou seja, não definem contorno.

As lajes lançadas no pavimento com 0 (zero) cm de elevação possuem o topo da laje coincidente com o topo do pavimento, ou seja, a laje é definida no topo da parede do pavimento.

As paredes estruturais em um projeto de alvenaria podem estar associadas a lajes de diversas espessuras, elevações e posições, necessitando em cada caso uma fiada de respaldo distinta. Para atender às diversas condições de projeto, as paredes no QiAlvenaria possuem a capacidade de adaptar sua fiada de respaldo às lajes que nelas se apoiam, escolhendo dentre os blocos disponíveis a solução que melhor se ajuste à situação.

Na imagem abaixo podemos ver soluções diferentes para o respaldo.

Solução da fiada de respaldo depende da espessura da laje, da continuidade da laje e da altura do pavimento.

O respaldo tem a função de fazer a ligação entre as paredes e as lajes, distribuindo esforços e conferindo ao sistema aumentos de rigidez e de elasticidade. A ligação entre as paredes e as lajes com a fiada de respaldo pode ser considerada como redutora da altura efetiva dos painéis e, consequentemente, da sua esbeltez, tornando mais econômico o dimensionamento.

Neste caso, o respaldo deve contar com uma armadura bem definida, tal como no caso das vergas e contra-vergas. Esta armadura pode ser definida acessando “Menu principal – Configurações – Projeto de Alvenaria – Armaduras”.

Possibilidade de definir diferentes armaduras de respaldo.

Lançamento das vigas

Pode ser necessário o lançamento de vigas no projeto de alvenaria estrutural, seja para reduzir o vão de uma laje ou apoiar uma parede do pavimento superior.

As armaduras das vigas não são detalhadas no QiAlvenaria, no entanto, o seu lançamento é de grande importância para o detalhamento de sua interferência com a parede e na definição de contorno de laje.

O lançamento de uma viga é realizado através da definição de dois pontos (nó inicial e final do eixo da viga). Para o lançamento das vigas deve-se definir sua seção (altura e largura) e sua elevação. Vigas lançadas no pavimento com 0 cm de elevação possuem o topo da viga coincidente com o topo do pavimento, ou seja, a viga é definida no topo da parede do pavimento.

Representação de vigas nas elevações

Com o lançamento de vigas, pode ser necessária também a definição de outro elemento, o coxim.

O Coxim é um reforço localizado para evitar a ocorrência de ruptura localizada em regiões de cargas concentradas sobre os blocos, provenientes, por exemplo, de vigas.

No QiAlvenaria é possível definir por se adotar coxins ou não, bem como definir suas propriedades. Para isso deve-se acessar “Menu principal – Configurações – Projeto de Alvenaria – Elevações – Critérios – Coxins”, onde é possível configurar o tipo do coxim, a altura e comprimento adotado. Qualquer alteração efetuada para o coxim é refletida nas elevações, sendo que o programa faz as adequações necessárias automaticamente.

Possibilidade de definição de coxins.


Comentários

11 Comentários para Vigas e lajes no QiAlvenaria

  1. RENATO says:

    Poderia expandir comentários sobre quais os tipos de lajes que serão aceitos, especialmente para os usuários do eberick concreto armado/pré-moldados ? O commando sugere que somente lajes maciças serão graficamente representadas, e me pergunto quanto as outras – treliçadas, alveolares e vigotas protendidas.

  2. RENATO says:

    Em relação ao carregamento … como será considerado ? Posso lançar um carregamento uniformimente distribuido linear [uma parede, por exemplo] no interior laje ?

    • Moderador Blog QiBuilder says:

      Renato,
      Por se tratar de um programa voltado ao detalhamento e modulação de alvenaria estrutural, o lançamento das lajes no QiAlvenaria serve basicamente para a escolha dos tipos de blocos utilizados na fiada de respaldo das paredes.
      Como comentado anteriormente, o dimensionamento será realizado sobre o Eberick, dessa forma todos os recursos do Eberick estarão disponíveis. Logo será possível escolher qualquer tipo de laje disponível no Eberick e definir carregamentos.

  3. ANA says:

    Alguma chance da visualização 3D do Alvenaria se comportar como o mesmo recurso no Eberick? No Alvenaria tudo é muito lento (em relação a este recurso), difícil de girar e, enfim, trabalhoso. No Eberick, atualmente, a manipulação do 3D está muito além do Alvenaria.

    • Moderador Blog QiBuilder says:

      Boa tarde ANA,
      A manipulação do recurso 3D do QiBuilder é semelhante ao 3D do Eberick, mas existem algumas diferenças. Acreditamos que com seu uso frequente você poderá identificar essas diferenças e assim conseguirá manipular com facilidade o 3D no QiBuilder. Mesmo assim, estamos em contínuo processo de trabalho para melhoria dos recursos, inclusive do 3D, de forma que possa facilitar cada vez mais sua manipulação.

  4. GILES says:

    Acho interessante o coxim feito em concreto armado ser da mesma altura da viga, pela maior facilidade de execução. Abaixo do coxim de concreto faço tipo uma verga com canaletas. Sugiro que sejam tratados estes detalhamentos também.

  5. MADSON says:

    Gostaria de saber qual é o planejamento para este inicio de ano, quando serão corrigidos os problemas que dificultam a utilização do QiBuilder.

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×