Artigos – Queda de tensão

Escrito em 10/06/2016, por Bruna Mariá Morosini Bogoni / Comments Off on Artigos – Queda de tensão | Categoria: QiElétrico | Tags: ,

A NBR 5410:2004 define diversos critérios técnicos para o dimensionamento de condutores elétricos. Um deles é o dimensionamento pela queda de tensão, conforme item 6.2.7. O QiElétrico realiza este cálculo, analisando a queda de tensão parcial e total do circuito, que são calculadas entre o ponto inicial do circuito (o Quadro que o alimenta) e o seu ponto extremo mais crítico e desde o ponto de tomada da energia (o Alimentador predial) e o seu ponto extremo mais crítico, através da soma das quedas de tensão parciais dos circuitos de alimentação que o precedem, respectivamente.

Uma vez definida a seção do condutor necessária para garantir a capacidade de corrente e à proteção contra sobrecarga do circuito, o QiElétrico verifica se a queda de tensão total entre o ponto da tomada da energia (o Alimentador predial) e o ponto mais afastado no projeto está abaixo de um máximo definido. Para compreender melhor como o programa efetua o cálculo da queda tensão, aconselhamos a leitura do artigo Queda de tensão total maior que o limite definido disponível em nossa base de conhecimento.

A norma limita tanto a queda de tensão total quanto a parcial dos circuitos. Em seu item 6.2.7.1, a NBR5410:2004 estabelece valores percentuais máximos admissíveis para a queda de tensão total, em função do valor da tensão nominal, para diversos tipos de instalações e cargas.

Quedas de tensão máximas
Fonte – NBR5410:2004

Já o item 6.2.7.2nos diz que em nenhum caso a queda de tensão nos circuitos terminais pode ser superior a 4%.

O programa realiza estas verificações comparando o cálculo da queda de tensão com os valores máximos definidos em norma. Em algumas situações, a queda de tensão calculada por ser superior a normativa e por isso há a necessidade de definir alguns critérios para que o enquadramento do circuito fique coerente. Justamente para isso que o artigo Cálculo da queda de tensão em quadros e circuitos de tomadas  foi criado, onde é explicado detalhadamente quais critérios devem ser realizados.

O dimensionamento da queda de tensão, se for realizado manualmente, é um cálculo complexo, onde é necessário analisar diversos trechos do lançamento e retirar informações de diferentes fontes. Com o QiElétrico, esta verificação é feita de maneira automática, juntamente com os demais critérios que a norma nos orienta para que o dimensionamento seja realizado de maneira segura. Caso haja a necessidade de redimensionamento, devido a alguma alteração do projeto, o cálculo é efetuado rapidamente, garantindo assim um resultado mais seguro e condizente com a realidade.


Os comentários estão fechados.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×