Detalhamento em vista frontal (corte)

Escrito em 18/11/2014, por Francisco de A. A. Gonçalves Jr. / 5 Comentários | Categoria: QiElétrico | Tags:

Em projetos para melhor detalhamento de pontos que possuem a mesma posição mas elevações diferentes, e que, por consequência, não são devidamente esclarecidos em planta baixa, são elaborados cortes.

No QiElétrico podemos destacar uma ferramenta que permite a geração de cortes do projeto elétrico com duas opções: sobre o pavimento corrente e sobre todos os pavimentos do projeto. Para isso o projetista deve na Guia Operações, Grupo Detalhe, acessar o comando “Corte sobre o pavimento corrente” ou “Corte sobre todos os pavimentos”.

Figura 1 – Comandos

O programa solicitará a definição do ponto inicial, ponto final e o ponto retângulo, para o qual a visualização do corte será efetuada.

Figura 2 – Corte sobre o pavimento corrente

Para visualizar o corte, deve-se efetuar um duplo clique sobre a linha que o delimita.

Figura 3 – Corte sobre o pavimento corrente

Além disso o projetista tem disponível uma série de configurações para controlar a aparência dos cortes gerados pelo sistema, afim de ajustar a exibição das informações como: indicação de pavimentos, cotas, entre outros.

Figura 4 – Configurações preferências

A utilização deste recurso é muito comum em projetos que precisam de informações visuais em vista vertical, reduzindo dúvidas de instalação das peças e encaminhamento dos condutos.

O detalhe gerado pode ser associado às pranchas do projeto, exportadas separadamente, ou gerada em pdf, fazendo parte do memorial descritivo do projeto.


  1. Cassio says:

    Seria possivel criar um corte incluindo no mesmo desenho os projetos gerados no QI hidrosanitarios e no QI eletrico ? , I pemitiria a compatibilizaçao entre os projetos! .
    Tambem sugiro que na elaboraçao da vista do QIhidrosanitario , se o projeto de esgoto estiver como referencia externa, que sejam incluidos no corte do hidrosanitario os tubos de esgoto de lavatorios , pias e tanque , etc. que ficam na vertical embutidos na parede.

  2. Cassio says:

    Seria possivel também incluir os projetos do QI ALVENARIA em um CORTE junto com o QIhidrossanitario e QIeletrico o
    que geraria uma planta de modulação da parede COMPATIBILIZADA com
    as instalações eletricas , hidraulicas gás etc.

    • Moderador says:

      Olá Cassio,
      Agradecemos a suas sugestões relacionadas a geração dos cortes, que são de grande importância para melhoria contínua do QiBuilder e informo que já temos registrado a sua sugestão para implementação futura visando aumentar as possibilidades de integração dos projetos Elétrico, Hidrossanitário e Alvenaria e demais disciplinas.

  3. Cristiano says:

    Vou mais além. Quando será possível o usuário compatibilizar o seu projeto de Alvenaria com o colega do projeto elétrico sem ter que comprar o Qielétrico. Hoje não isso não é possível, pois tenho que ter a hardlock do elétrico para abrir o arquivo no Qibuilder. A solução apresentada atualmente só abrange escritórios que elaboram todos os projetos. Outra coisa importante é permitir que usuários diferentes trabalhem no mesmo projeto, cada um desenvolvendo o projeto de sua especialidade. Sempre imaginei que o Qibuilder seria assim, mas infelizmente não é.

    • Moderador says:

      A situação de compatibilizar o seu projeto de Alvenaria com o projeto elétrico do colega sem ter que adquirir uma licença do QiElétrico atualmente é possível, nesse caso o projeto elétrico será aberto somente para visualização sem permissão de edição mas sendo possível verificar as interferências com o seu projeto de Alvenaria.
      Sobre usuários diferentes trabalharem no mesmo projeto desenvolvendo cada um a sua especialidade também é possível, para isso após o término de um dos projetos pode-se efetuar a união deles através do comando “Mesclar” disponível na janela da edificação. Qualquer dúvida sobre os procedimentos operacionais das operações citadas sugiro entrar em contato com o Depto. de Suporte Técnico através do e-mail: suporte@altoqi.com.br para melhor auxiliá-lo.

Os comentários estão fechados.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×