Eliminação da sobreposição das indicações da fiação

Escrito em 20/10/2014, por Francisco de A. A. Gonçalves Jr. / 8 Comentários | Categoria: QiElétrico | Tags:

A sobreposição das indicações da fiação, condutos e campos das peças no projeto elétrico é comum de ocorrer devido à quantidade de informações envolvidas. É comum durante a fase de detalhamento do projeto precisar manipular as indicações da fiação por falta de espaço no conduto, sobreposição com textos, símbolos ou para melhorar a sua leitura.

Com o QiElétrico é possível efetuar a otimização de forma automática através de um único comando, movendo as indicações da fiação gerando linhas de chamada, e deslocando as indicações dos condutos e campos. Esse recurso proporciona uma grande economia de tempo em manipulação de indicações sobrepostas para geração das pranchas finais do projeto.

Para isso basta o usuário no croqui do pavimento corrente acessar a guia Lançamento, grupo Conduto , clicar no botão “Otimizar indicações da fiação”, selecionar todos os eletrodutos e pressionar <enter> para efetuar o procedimento.

Figura 1 – Seleção dos eletrodutos para eliminação da sobreposição da fiação

Figura 2 – Eletrodutos com as indicações das fiações reposicionadas automaticamente


Comentários

8 Comentários para Eliminação da sobreposição das indicações da fiação

  1. Fernando says:

    Acredito que este recurso é melhor aplicado, quando não se seleciona todos os eletrodutos como sugere o texto, pois o uso do recurso no exemplo, piorou o detalhamento das indicações no Banheiro 2.
    No Lumine, eu preferia usar o detalhamento 2D, que “despoluia” ao alterar a escala para 1/25, assim com os ambientes “maiores” os pontos não se sobrepunham. Porém no QiElétrico, esta função não resolve, pois o pontos ficam “do mesmo tamanho”, em relação à planta, somente o texto “diminui”. Os anexos são de um projeto desenvolvido no QiElétrico com o detalhe D1.

    • Fernando says:

      Seguem imagens de projeto desenvolvido no Lumine com o detalhe 1 que ficou “despoluído”

      • Moderador says:

        Olá Fernando,

        Agradecemos seus retornos sobre o uso do QiElétrico que para nós é de grande importância nessa fase de experimentação para que possamos melhorar a ferramenta de acordo com as necessidades dos projetistas.
        Sobre o recurso de eliminação da sobreposição o mesmo não tem o objetivo de resolver todas as situações e necessariamente não precisar ser aplicado com a seleção de todos os eletrodutos. O objetivo é reduzir o trabalho do projetista em manipulação de desenhos e nas situações na qual o resultado não ficar a contento, como no exemplo citado no Banheiro 2, o projetista com menor esforço pode alterar manualmente.
        A situação do detalhamento 2D, o comportamento do recurso é o mesmo no Lumine e no QiElétrico a diferença constatada se dá devido a forma que os símbolos foram cadastrados no QiElétrico.
        No Lumine os símbolos foram cadastrados considerando uma escala fixa, desta forma ao criar um detalhe o símbolo não é escalado proporcionalmente ao desenho da planta, sendo que dependendo da escala selecionada o símbolo poderá ficar desproporcional a arquitetura do ambiente.
        Já no QiElétrico os símbolos são ajustados de acordo com a escala definida, mantendo as proporções conforme a arquitetura devido ao novo formato na qual as simbologias foram gravadas, contudo se o usuário desejar manter o comportamento aplicado no Lumine pode-se regravar os símbolos desconsiderando a aplicação da escala automática.

        • Fernando says:

          Como faço para regravar os símbolos? Devo fazer um a um?
          Da forma como está a ferramenta de detalhamento 2D não tem utilidade.

          • Moderador says:

            Olá Fernando,
            O seu questionamento foi encaminhado ao Depto. do Suporte Técnico para que eles possam auxiliá-lo enviando um e-mail com os procedimentos detalhados para gravação dos símbolos.

          • Fernando says:

            Olá, recebi o e-mail que ensina como alterar o símbolo para que ele não tenha escala automática. Porém deve ser feito um a um. Volto a insistir: da forma como está, a ferramenta de detalhamento 2D não tem utilidade. Sugiro que implementem nas configurações de escala, as opções para as escalas dos símbolos em planta e nos detalhamentos 2D e 3D, até mesmo com a opção de escala automática ali. Acredito que isso fará com que o programa cumpra o seu papel de facilitar o trabalho dos projetistas, assim como o lançamento do produto QiBuilder prometeu, bem no início.

  2. Dermeval says:

    Moderador, no Lumine os símbolos também podem ser criados/cadastrados para acompanhar a mudança de escala, se mantendo proporcionais. Estou certo ?

    • Moderador says:

      Olá Dermeval,
      No Lumine pode-se cadastrar as simbologias de modo que ao gerar os detalhes 2D os símbolos se ajustem de acordo com a escala definida, mantendo as proporções conforme a arquitetura. Para obter os procedimentos detalhados sugiro entrar em contato com o Depto. do Suporte Técnico através do e-mail suporte@altoqi.com.br para que eles possam auxiliá-lo.

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×