Especificação das cores dos condutores conforme as prescrições da NBR5410/2004

Escrito em 28/10/2014, por Francisco de A. A. Gonçalves Jr. / 3 Comentários | Categoria: QiElétrico | Tags: ,

A NBR 5410 , item 6.1.5.3 especifica que qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor neutro deve ser identificado conforme essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-clara na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar. Para o condutor de proteção (terra) se faz a mesma prescrição reservando a cor verde-amarela e no caso do condutor fase indica que podem ser adotadas cores diferentes.

Com o QiElétrico o projetista dispõe de algumas funcionalidades que permitem atender a essas recomendações na geração da lista de materiais, separando por aplicação (fases, neutro, retorno e terra), e no desenho da fiação, permitindo configurar a cor do desenho da simbologia separadamente também pela sua aplicação.

Para efetuar a configuração da lista de materiais o usuário, através do botão principal, pode acessar o menu Configurações – Projeto de fiação – Preferências – Diagramas e no grupo “Identificação dos fios” alterar o texto indicativo das cores e na propriedade “Separar por aplicação na lista de material” selecionar a opção “Sim”.

Figura 1 – Configuração preferências

Ao inserir a lista de materiais na planta ou através de relatório será incluída a descrição da cor para cada tipo de condutor.

Figura 2 – Lista de materiais

Na exibição da fiação do projeto, na versão final do QiElétrico, é possível configurar a cor do desenho da simbologia da fiação separadamente por aplicação (fases, neutro, retorno e terra) devido a separação dos níveis de desenho que a representam (este recurso não está disponível na versão 2014 – 10).

Figura 3 – Configurações níveis de desenho

Com isso é possível nos projetos representar de forma mais detalhada para execução e compra de materiais a diferenciação das cores dos condutores adotadas no projeto em função da aplicação, situação que é prevista nas recomendações normativas da NBR5410.

Figura 4 – Representação da fiação

 


Comentários

3 Comentários para Especificação das cores dos condutores conforme as prescrições da NBR5410/2004

  1. Fernando says:

    À partir de quando estará disponível este recurso?

  2. Moderador says:

    Olá Fernando,
    Como o QiElétrico está na fase final de desenvolvimento, recursos prontos poderão ser disponibilizados na próxima atualização do QiBuilder, prevista para o início de 2015 antes do lançamento final do produto previsto para o final do 1º trimestre, nessa atualização o recurso que permite a configuração da cor dos desenhos da fiação estará disponível.

  3. DELSON says:

    O QiElétrico adotará a associação do condutor de proteção (PE) ao condutor neutro (N), conhecido com condutor (PEN), conforme NRB-5410/04? Pergunto porque no Lumine V4 não há esta associação, eu tenho que editar a fiação de conduto a conduto para “apagar” o condutor Terra (Considerando tecnicamente o condutor neutro já associado ao Terra, ou seja, PEN), obviamente que faço isso com o condutor Neutro aterrado na origem (ponto de entrega ou centro de medição mais próximo) que é uma exigência das concessionárias de energia. Exemplo: Um edifício com 200 apartamentos, Alimentador ao centro de medição com neutro aterrado (3F+N ponto de entrega até o aterramento & 3F+PEN até o centro de medição) ou TN-C, Alimentador de cada apartamento em TN-C, nos quadros terminais dos apartamentos é feita a separação do condutor neutro (N) do terra (PE), ou seja, passa a ser TN-S. Vendo este exemplo podemos dizer que o sistema geral é TN-C-S. Será possível projetar nesta configuração?

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×