Compreendendo o IFC4 e o IFC2X3

Escrito em 03/02/2017, por Caroline Correa / 2 Comentários | Categoria: Plataforma QiBuilder, QiAlvenaria, QiElétrico, QiGás, QiHidrossanitário, QiIncêndio, QiSPDA | Tags: , ,

Neste Post vamos esclarecer o que é o arquivo IFC2X3 e o IFC4 para o fluxo de trabalho BIM, qual a diferença entre eles e alguns pontos relevante a respeito dos arquivos IFC4 diante do mercado atualmente.


O que é o IFC4 e o IFC2X3

O arquivo IFC, como vimos no post anterior O arquivo IFC – Função e importância, é um arquivo que contém um modelo de dados de uma edificação, que foi desenvolvido pela BuildingSmart.

A diferença entre o IFC4 e IFC2X3 está na sua versão. Atualmente o IFC4 representa a última versão deste modelo de dados desenvolvido pela BuildingSmart. A versão anterior a IFC4 era chamada de IFC2X3.

Portanto, no Qibuilder é possível encontrar e configurar ambas versões para um mesmo grupo de peças.

Qual a diferença entre os arquivos gerados IFC4 e IFC2X3

A diferença entre as versões deste arquivos são diversas. Como o IFC4 é mais atual do que o IFC2X3, nele existem diversas alterações voltadas para melhoria na construção de dados do modelo.

Portanto, o IFC4 pode ser considerado como sendo uma evolução do IFC2X3, ou seja, um novo padrão desenvolvido para facilitar o fluxo de trabalho BIM dos projetistas. Nele foram corrigidos diversas limitações existentes no IFC2X3.

Abaixo listamos as principais modificações realizadas do IFC2X3 para o IFC4.

  • Suporte para novas geometrias, melhorando a apresentação dos elementos e parâmetros do modelo.
  • Melhorias no fluxo de trabalho, incluindo o 4D e 5D, fabricantes, biblioteca de produtos entre outros.
  • Inclusão de novos dados e propriedades.
  • Correções de problemas tecnicos encontrados no IFC2X3;
  • Permite estender o IFC para modelos de infraestrutura ou outras construções.

Para maiores detalhes a respeito das diferenças entre o IFC2X3 e o IFC4 sugerimos efetuar a leitura da página da BuildingSmart através do link http://www.buildingsmart-tech.org/.

Porque ainda gerar o IFC2X3

Como vimos através deste post, o IFC4 possui diversas melhorias se comparado a versão IFC2X3. Porque então ainda efetuamos a exportação do modelo na versão IFC2X3?

A exportação do IFC2X3 continua sendo necessária, pois diversos softwares ainda não estão preparados para efetuar a leitura (importação) de arquivos IFC4. Além disso, a maior parte dos softwares que efetuam a leitura do IFC4, o fazem em modo de compatibilidade, ou seja, é possível que alguns parâmetros geométricos ou de dados não sejam identificados, gerando algumas falhas no modelo importado.

Pensando na compatibilidade com os demais softwares, a AltoQi disponibilizou para os seus clientes ambas versões de cadastro do IFC. Desta forma, é possível exportar o arquivo IFC do QiBuilder considerando a organização de entidades, tipos e atributos de tipo específicos de cada versão.

A interoperabilidade no fluxo de trabalho BIM é de extrema relevância para a compreensão do modelo em todo o ciclo de desenvolvimento do projeto, portanto é de suma importância que a estrutura dos arquivos IFC continuem evoluindo, e desta forma atendendo as diversos usos do modelo, fortalecendo o conceito OpenBIM e a interoperabilidade .


Comentários

2 Comentários para Compreendendo o IFC4 e o IFC2X3

  1. RENATO says:

    Muito bom esse artigo já que dismistifica a caixa-preta e nos fornece algum subsídio técnico para o entendimento mais completo das funcionalidades; agradeço sua autoria.

    Como sugestão, registro a necessidade de se incluir a descrição por extenso das entidades (como feita em outro post) na própria janela de cadastro acima mostrada, em um campo adicional “Descrição” logo abaixo do ultimo campo “Atributo do Tipo”

  2. RENATO says:

    Muito bom esse artigo já que dismistifica a caixa-preta e nos fornece algum subsídio técnico para o entendimento mais completo das funcionalidades; agradeço sua autoria.

    Como sugestão, registro a necessidade de se incluir a descrição por extenso em português claro das entidades (como feita em outro post) na própria janela de cadastro acima mostrada, em um campo adicional “Descrição” logo abaixo do ultimo campo “Atributo do Tipo”

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×