O arquivo IFC: função e importância

Escrito em 15/12/2016, por Caroline Correa / 3 Comentários | Categoria: Plataforma QiBuilder, QiAlvenaria, QiElétrico, QiGás, QiHidrossanitário, QiIncêndio, QiSPDA | Tags: , ,

Com este post iniciaremos um ciclo que tratará exclusivamente a respeito dos arquivos IFC, sua exportação e aprimoramento nos programas da AltoQi.

Neste post inicial vamos conhecer um pouco mais sobre o arquivo IFC e a sua importância no contexto BIM.

1. O que é o IFC e qual a sua utilidade?

A especificação IFC (Industry foundation classes) representa um formato de arquivo universal, utilizado para descrever as informações de modelos das edificações e gestão da indústria. Portanto, a partir do arquivo IFC gerado é possível extrair a representação geométrica do modelo, bem como também informações a respeito dos elementos que o compõe.

O IFC é utilizado principalmente como uma forma de efetuar a troca de informação do modelo entre os aplicativos que efetuam a sua leitura e voltados para o mercado da arquitetura, engenharia e construção, utilizando padrões internacionais.

Uma vez exportado o IFC de um modelo, este irá representar os objetos do modelo, as relações entre eles e as suas propriedades.

2. Quem desenvolve o IFC?

O IFC é desenvolvido pela BuildingSmart (formalmente conhecida como International Alliance for Interoperability, IAI). A BuildindSMART desenvolve padrões para o OpenBIM (Building Information Modeling). Tais padrões tratam de modelos de dados, processos e termos.

3. Importância da exportação do arquivo IFC para o BIM:

No conceito BIM, o arquivo IFC consiste em permitir a interoperabilidade entre os diversos aplicativos utilizados em toda a fase da elaboração dos projetos, na construção e uso da edificação.

O arquivo IFC por padronizar diversas informações do modelo gerado, permite que tais informações não sejam perdidas ao longo do ciclo de vida do projeto, evitando que elas sejam replicadas no modelo.

Desta forma, é de suma importância que os arquivos IFC sejam gerados utilizando os dados abertos e padronizados de acordo com a BuildingSMART, facilitando a interoperabilidade no processo BIM e mantendo a informação para os diversos aplicativos que necessitarão efetuar a leitura dos dados para continuação do processo BIM de elaboração dos projetos e gerenciamento.

4. Desafios do uso do IFC

Os arquivos IFC gerados ainda possuem alguns desafios no mercado. Atualmente alguns aplicativos que efetuam a importação do arquivo IFC podem não efetuar corretamente a leitura destes dados, fazendo com que a tal informação seja perdida ou não lida corretamente.

Ainda existem alguns aplicativos que não utilizam os dados padronizados definidos pela BuildindSMART, e passam a utilizar dados nativos, prejudicando grandemente a interoperabilidade entre os aplicativos que efetuam a leitura do arquivo IFC.

Um outro fator importante é o fato de algumas informações relacionadas aos modelos ainda não terem sido padronizadas pela BuildingSMART, forçando a criação de dados nativos do modelo.

Porém, tais situações vão sendo aprimoradas a medidas que os dados padrões vão sendo atualizados e o mercado vai se adaptando as demandas necessárias para a implementação do processo BIM de criação e gerenciamento dos projetos.

Atualmente a AltoQi vem aprimorando a geração dos arquivos IFC para que estes contemplem as diversas informações necessárias ao modelo.

Nos dê a sua opinião. Quais informações dos modelos gerados a partir do QiBuilder e Eberick deveriam estar incluídas no arquivo IFC?


Comentários

3 Comentários para O arquivo IFC: função e importância

  1. ROGER says:

    PELO AMOR DE DEUS, ACABEM DE VEZ COM ESSE COMPORTAMENTO DO PROGRAMA SE ESCONDER NA ÁREA DE NOTIFICAÇÃO (ÍCONES OCULTOS)!!! NÃO FAZ SENTIDO, É INAPROPRIADO E É INCONVENIENTE!
    O QIBUILDER O TEMPO TODO SAI DO FOCO E VOLTA PARA A ÁREA DE NOTIFICAÇÃO QUANDO SE ALTERNA ENTRE DUAS JANELAS.
    AQUILO É EXCLUSIVO PARA PROGRAMAS EM BACKGROUND, ENTÃO REVEJAM ISSO, POR FAVOR!!!

    • Bruna Mariá Morosini Bogoni says:

      Prezado Roger,

      Não é padrão do programa QiBuilder apresentar esse comportamento, contudo caso esteja utilizando o QiBuilder associado ao Eberick, para efetuar o gerenciamento dos arquivos, ele poderá ficar minimizado na área de notificação do Windows. Esse situação é de conhecimento da AltoQi e a solicitação foi registrada e repassada ao departamento responsável, que analisará a sugestão e verificará a possibilidade de alteração no programa. Contudo, caso não esteja utilizando o QiBuilder associado ao Eberick, como mencionado anteriormente, não deverá ser esse o comportamento. Caso seja referente a segunda hipótese sua colocação, solicitamos que entre em contato com nosso suporte técnico, através do e-mail suporte@altoqi.com.br, e nos informe, com maiores detalhes, a situação ocorrida em seu computador. Também solicitamos que nos informe qual atualização do QiBuilder está utilizando e também qual seu sistema operacional.
      Aguardamos seu contato.

      Atenciosamente,
      Equipe AltoQi

      • ROGER says:

        Então eu que estou errado de usar o QiBulder associado ao Eberick? Eu sabia que não podia esperar uma resposta diferente do suporte!
        POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO??? JÁ FAZ ANOS QUE EU RECLAMO DESSE COMPORTAMENTO DO PROGRAMA! ISSO ESTÁ ERRADO, PESSOAL! BASTA ACABAR COM ESSE COMPORTAMENTO REMOVENDO A LINHA DO CÓDIGO QUE MANDA O QIBULDER PARA A ÁREA DE NOTIFICAÇÃO!

Você deve estar autenticado para enviar um comentário.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×