Procedimento para cadastro de uma Composição e de um Esquema Hidráulico

Escrito em 07/05/2013, por Luana Karina Finardi Pereira / 8 Comentários | Categoria: QiHidrossanitário | Tags: , ,

Como há uma grande solicitação sobre o cadastramento de novas composições e esquemas, estamos escrevendo um post para explicar passo a passo como se faz.

Antes de iniciar é importante ressaltar que as peças, composição, esquemas do programa não são editáveis, sendo necessário sempre copiar e colar antes de efetuar o cadastramento de um novo item.

Para efetuar o lançamento automático de um ambiente, é necessária a existência de um Esquema que possua os componentes relativos ao ambiente em questão. Desta forma, para cadastrar um novo Esquema, deve-se, inicialmente, verificar se foi cadastrado no programa, uma composição das peças a serem lançadas.

Portanto, em geral verifica-se, primeiramente, se existe uma Composição das peças a serem lançadas e, em seguida, é definido o Esquema de lançamento.

Lançamento Automático Hidráulico

Cadastrando uma Composição

Uma composição tem por função definir o posicionamento do ponto de utilização e do ramal, bem como seus componentes (tubulação, etc.)

A composição hidráulica é dividida em classes. Portanto, para efetuar o cadastro de uma peça deve-se, primeiramente, selecionar a classe na qual esta deve estar inserida. A escolha da classe dependerá do tipo de lançamento que será efetuado. Como exemplo, cita-se um lavatório, caso este tenha que ser alimentado apenas pela rede de água fria, o cadastro deve ser efetuado na classe “Ponto com água fria”. Segue abaixo outros exemplos.

Exemplos de composições

Após definido a classe, na qual a peça será cadastrada, deve-se cadastrar a referida peça.  Para isto siga as orientações abaixo.

  • Acesse “Cadastro – Composições – Hidráulica”;
  • Selecione a Classe na qual a peça será inserida, clicando com o botão esquerdo do mouse sobre a mesma;
  • Clique sobre o botão “+”, conforme mostra a figura abaixo;

    Cadastrando uma nova peça em Composições

  • Defina um nome para a peça no campo “Nome” conforme figura abaixo. O código não é necessário ser definido;

Definindo o nome da peça

  • Em seguida, defina as combinações referentes à peça em questão, ou seja, os materiais nos quais ela pode ser lançada e as peças a ela relacionadas. Para isto, pressione o botão “+” no campo Combinações. Segue abaixo uma figura exemplificando a composição de um chuveiro com misturador horizontal.

Definindo as combinações da peça

É possível efetuar mais de uma combinação, inserindo novos materiais para uma mesma peça. Para isto, deve-se pressionar novamente o botão “+” ao lado das Combinações.

  • Como pode ser observado no exemplo acima, foram definidas 6 peças para cada combinação. A definição das peças deve ser efetuada pressionando o botão “…” indicado pela figura abaixo em vermelho. Devem ser adicionadas as peças correspondentes ao conjunto do lançamento, conforme indicado pela caixa de diálogo “Lista de peças”.

    Definindo as peças da combinação

  • Após definida a composição, deve-se atribuir os valores de altura para o ponto de utilização da peça e a altura do ramal.

Definindo as alturas para o lançamento

Dependendo da peça a ser cadastrada e classe do cadastro, também será necessário inserir algumas informações a respeito dos registros, como é indicado pela figura acima.

Também ressalta-se que, dependendo da classe selecionada,  será necessário atribuir a distância entre os registros e a derivação. Em geral, é necessário atribuir esta configuração no cadastro de chuveiros com misturador.

Definindo os valores de distância

 

Cadastrando o esquema

Um esquema representa o conjunto de peças a serem lançadas em um ambiente da edificação, ou seja, devem ser definidos no esquema as peças de utilização e os registros que serão lançados em uma região.

Estes são separados em subesquemas. Como pode ser observado na  figura abaixo, o esquema de peças deve ser cadastrado no subesquema ao qual pertencerá o lançamento, como por exemplo para o caso de um lançamento de um ambiente apenas com água fria, este deve ser cadastrado no grupo AF.

 

Lançamento automático – subesquemas

Segue abaixo um quadro explicativo de cada subesquema:

Subesquemas

Assim que for definido o subesquema no qual será feito o cadastro, deve-se iniciar o cadastro do esquema. Para isto proceda conforme as orientações a seguir:

  • Acesse o cadastro – Esquema de lançamento – Hidráulico;
  • Defina o subesquema no qual pertencerá o esquema, selecionando-o;
  • Em seguida, pressione o ícone “+” para adicionar um novo esquema, conforme mostra a figura abaixo;

Adicionando um esquema

  • Defina o nome do esquema, com as peças que o compõem no campo Nome. O código não é necessário ser definido.

    Definindo um nome para o esquema

  • Defina a aplicação do esquema pressionando o botão indicado pela figura abaixo;

Definindo a aplicação do esquema

Na figura abaixo a aplicação a ser selecionada deve ser o ambiente no qual o esquema será lançado. Porém, em alguns casos, nos subesquemas de AF + AQ é necessário definir também a aplicação do misturador.

  • Em seguida, defina o registro geral que será utilizado em cada rede, quando necessário (fria e quente), pressionando o botão indicado pela figura abaixo;

    Definindo o Registro geral

  • Após definido os registros, deve-se acrescentar as composições, ou seja, as peças de utilização que serão inseridas através do lançamento automático. Para isto, pressione o botão “+” presente ao lado do campo Componentes;
  • Em seguida, defina o item do componente e quantas vezes ele será inserido no lançamento automático, por intermédio do campo Repetições, conforme representado pela figura abaixo.

Definindo os componentes do esquema

Devem-se adicionar todos os componentes (peças de utilização) que serão lançadas no ambiente automaticamente.

Segue abaixo, o exemplo de cadastro de um esquema de um banheiro com um lavatório, um vaso sanitário com caixa acoplada e um registro.

Exemplo do esquema de cadastro completo

Assim que encerrar o cadastro, pressione o botão “OK” e efetue o lançamento automático do esquema.

 


  1. Fernando says:

    Cadastrei peças, composições e esquemas de lançamento. Como faço para garantir que sempre terei estes cadastros e que não terie de cadastrá-los novamente? E também como faço para garantir que sempre terei as minhas configurações de atalhos? Pergunto isto, pois há +- 15 dias tive um problema de iniciação do QiBuilder, foi resolvido remotamente, mas perdi todos os meus atalhos configurados.

    • Moderador says:

      Olá Fernando,

      Estou lhe encaminhado um procedimento para poder salvar sua pasta ativo (cadastro). Sobre o seu problema o mesmo não foi encaminhado ao suporte? Pois precisamos averiguar o que aconteceu para que possamos garantir que você não terá mais perdas.

      • Fernando says:

        O problema de iniciação, foi encaminhado ao suporte sim. Já o problema de perda dos atalhos eu não encaminhei.

        • Moderador says:

          Olá Fernando,

          O problema de iniciação foi resolvida para versão de setembro e ele é totalmente contornável com o procedimento de apagar os pontos INIs. Já o problema dos atalhos é desconhecido da nossa parte sendo necessário avaliá-lo melhor, caso o mesmo ocorra novamente sugiro que entre em contanto conosco para que possamos garantir que isso não aconteça mais.

  2. Fernando says:

    Sugiro implementar no programa a possibilidade de colocar a altura do pontos de utilização de água fria e água quente separados. No Hydros, eu costumava colocar o ramal de água fria a 60cm de altura e o ponto de utilização do lavatório, na mesma altura, com um Te com rosca, já o ramal de água quente passava a 65cm de altura e da mesma forma, o ponto de utilização do lavatório, a 65cm de altura, com um Te com rosca. Esta é uma situação comum em obra, pois como os pontos ficarão abaixo da bancada da pia, não há problema deles ficarem em alturas diferentes e também reduz o número de peças.

    • Moderador says:

      Olá Fernando,

      Realmente não é possível. No entanto, sua sugestão foi boa e estou reportando a mesma.

  3. PEDRO says:

    Como cadastrar um esquema com AF + AQ, onde somente o chuveiro recebe água quente? Na minha região, este é o esquema padrão, pois não temos a necessidade de água quente nas demais peças.

Os comentários estão fechados.

Liberada as revisões 15 dos programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões 15 dos programas Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Lumine V4 acesse:

Download Lumine V4 R15

Hydros V4 Revisão 15

Para baixar a revisão 15 do Hydros V4 acesse:

Download Hydros V4 R15

Para saber mais informações acesse “?” – “Conteúdo” – “Atualizações recentes” – “Versão V4” – “R15” – “Resumo das modificações”.

 

×

Liberada as revisões 14 do Hydros V4 e do Lumine V4

Hydros V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 do HydrosV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/hydros/V4/atualizacao/Hydros_Hasp_V4_R14.exe

Lumine V4

Nesta versão, foram corrigidos dois problemas detectados pelos usuários desde o lançamento da Revisão 13.

Geral

Para baixar a revisão 14 doLumineV4 acesse:

www.altoqi.com.br/download/lumine/v4/atualizacao/Lumine_Hasp_V4_R14.exe

×

Liberada as revisões 13 do programas Hydros V4 e Lumine V4

Foram disponibilizadas as revisões do Hydros V4 do Lumine V4.

Lumine V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Lumine V4 acesse:
Download_lumine_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4 Revisão 13

Para baixar a revisão 13 do Hydros V4 acesse:
Download_hydros_V4_R13
Para saber mais informações acesse “? – Atualizações recentes”

Hydros V4

×